Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Jovens cassilandenses se destacam nacionalmente

Redação - 18 de junho de 2019 - 06:36

Cassilandenses Antônio Ierlian Pereira de Souza e Idaiane Pereira de Souza
Cassilandenses Antônio Ierlian Pereira de Souza e Idaiane Pereira de Souza

Os cassilandenses Antônio Iderlian Pereira de Souza e Idaiane Pereira de Souza, estudantes de Geografia na Universidade Federal de Dourados. Foram destaques em matéria publicada no site da Prefeitura de Dourados devido projeto para a defesa civil. Eles moraram no Estrela do Vale informa a amiga da família Vaudiene Souza.

Leia a matéria publicada ontem no dourados.gov.ms sobre os cassilandenses que estão representando a defesa civil do município de Dourados.

Ele e um estudante de geografia da universidade federal de Dourados que está desenvolvendo projetos para a defesa civil pois o mesmo trabalha lá como estagiário pois seus projetos pelo meio ambiente já se destacou em muitos estados e hoje ele está embarcando para Santa Catarina para apresentação do mesmo projeto que tem ajudado tanto nas áreas de riscos das cidades vizinhas

A Defesa Civil de Dourados elaborou um projeto de prevenção de desastres naturais e a proposta foi apresentada no XVIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, no dia 13 de junho. O órgão estrutura a ação com apoio da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).


O “Mapeamento das Áreas de Risco de Enchente e Inundação como Instrumentos de Apoio a Tomada de Decisões” foi apresentado no evento por Antônio Iderlian Pereira de Souza e Idaiane Pereira de Souza, que representaram a Defesa Civil de Dourados.


O coordenador da Defesa Civil de Dourados, Ademir Martins, cita que no mapeamento áreas que possuem vulnerabilidade quando ocorrem chuvas em grandes volumes e que podem ser impactadas negativamente por conta de resíduos liberadas por empresas, por exemplo, serão sinalizadas e o acompanhamento será mais eficaz, com emissão dos alertas necessários e auxílio nas tomadas de decisões.


“Avaliaremos a possibilidade de desastres naturais e provocados pelo homem. Contaremos em breve com uma mini sala de situação para um acompanhamento interligado com plano de emergência”, disse.
Por meio da parceria da UFGD no mapeamento, a Defesa Civil obtém apoio científico no projeto, além de envolver os acadêmicos para conhecimento e atuação.


Ademir destaca que a ação será inovadora em Dourados e que o município tem se antecipado às exigências nacionais que vêm sendo implementadas, como o Projeto de Lei n° 692 D, que tramita no senado federal e que aponta que “os municípios com capacidade técnica, operacional e financeira deverão implantar sistema complementar de monitoramento meteorológico, hidrológico e geológico, em articulação com a União e o Estado”.

SIGA-NOS NO Google News