Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Jovem gostaria de ser mais engajado na vida política

Lana Cristina/ABr - 04 de dezembro de 2005 - 14:17

O jovem brasileiro que vive nas cidades gostaria de participar mais da vida pública e política de seu país. Ele também reivindica uma escola de melhor qualidade, pretende qualificar-se melhor profissionalmente e deseja ter mais acesso a espaços de cultura e lazer. Esse foi o resultado da pesquisa realizada entre outubro de 2004 e maio deste ano com 8 mil jovens, de 15 a 24 anos de idade, em sete regiões metropolitanas do Brasil, incluindo o Distrito Federal.

O levantamento foi coordenado pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e pelo Instituto Pólis. Os resultados do Distrito Federal, cuja pesquisa ficou sob a responsabilidade do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), foram divulgados em Brasília no seminário "Juventude Brasileira e Democracia: participação, esfera e políticas públicas".

Quando questionados sobre a necessidade de mais canais de diálogo entre cidadãos e governo, 83% deles disseram que sim, o que demonstra o anseio dos jovens por participar mais ativamente da vida pública e até política do país. No DF, os jovens destacaram a importância da participação política como a forma mais concreta de atingir seus objetivos.

Para eles, no entanto, alguns fatores são considerados como obstáculo a essa participação, dentre eles a descrença que têm nos políticos em geral e o descrédito nos resultados das ações. Além disso, os jovens disseram que a necessidade de trabalhar e ganhar dinheiro toma lugar do engajamento político, muitas vezes.

SIGA-NOS NO Google News