Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

José Serra lidera pesquisa de intenção de voto para 2010

Roberta Lopes, da Agência Brasil - 09 de junho de 2009 - 15:07

O governador de São Paulo, José Serra, do PSDB, lidera as intenções de voto para a presidência da República em 2010, segundo pesquisa Ibope divulgada hoje (9) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Essa foi a primeira vez que a pesquisa fez uma simulação de cenários eleitorais para 2010.

De acordo com a pesquisa, Serra tem 38% das intenções de voto e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, 18%. O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) ficou em terceiro lugar, com 12% das preferências, e a vereadora por Maceió Heloísa Helena (P-SOL), em terceiro, com 7%. Brancos e nulos somaram 13% e indecisos, 12%.

Num segundo cenário, quando é trocado o nome de Serra pelo do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, também do PSDB, o deputado Ciro Gomes lidera, com 22% das intenções, e a ministra Dilma, vem logo em seguida, com 21%, o que significa que estão tecnicamente empatados, pois a margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Em terceiro lugar, vem Aécio Neves, com 12% das preferências, seguido por Heloísa Helena, com 11%, também tecnicamente empatados. Os votos brancos e nulos somam 18% e o número dos que não sabem em quem votar é de 12%.

A pesquisa também mediu o conhecimento dos eleitores sobre os possíveis candidatos à presidência.

Serra é o pré-candidato mais conhecido pela população – 76% dizem que o conhecem bem ou mais ou menos. Com 52%, Ciro ficou em segundo lugar quando se mediu o grau de conhecimento entre os eleitores. Já a ministra Dilma ficou com 36% e a vereadora Heloísa Helena, com 35%. Pela pesquisa, Aécio, com 29%, é o menos conhecido pelos entrevistados.

A probabilidade de votos também foi pesquisada: Serra lidera o ranking, com 65%, e Ciro está em segundo, com 48%. Em terceiro, vem Dilma, com 39%. Em quarto, ficou Heloísa Helena, com 33%, seguida por Aécio, com 29%.

Quanto ao grau de rejeição, ou seja, em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum, foi maior justamente entre os candidatos apontados como menos conhecidos pelos entrevistados. Heleísa Helena, com 40%, e Aécio Neves, com 35%, encabeçam a lista. Dilma ficou em terceiro, com 34%, e Ciro em quarto. O menor índice de rejeição, 25%, foi de José Serra.


SIGA-NOS NO Google News