Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

22/11/2007 18:57

José Múcio Monteiro é o novo ministro

Iolando Lourenço e Mylena Fiori /ABr

Brasília - O líder do governo na Câmara, deputado José Múcio (PTB-PE), é o novo ministro das Relações Institucionais. Ele assume no lugar de Walfrido dos Mares Guia (PTB-MG), que pediu demissão depois de 11 meses no cargo para se dedicar integralmente à sua defesa.

Com outras 14 pessoas, Mares Guia é acusado pelo procurador-geral da república de participar de esquema de desvio de verbas públicas para financiamento da campanha do senador Eduardo Azeredo e do empresário Clésio Andrade ao governo do Estado de Minas Gerais em 1998.

Ao anunciar seu afastamento, Mares Guia se disse "indignado" com a denúncia do procurador -geral da República e afirmou que não pôde se defender. "Recebi com indignação a notícia de que o procurador-geral da República acusou-me de atos que não cometi e sob os quais jamais fui ouvido", disse Mares Guia duas vezes. E reiterou: "Em nove anos de processo jamais tive a oportunidade de esclarecer ou ser ouvido sobre essas acusações".

Ele agradeceu o apoio e a confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e frisou que provará sua inocência. "Não cometi nenhum crime e isso ficará provado", afirmou. Depois, elogiou a indicação de Múcio para o cargo.

O novo ministro da Secretaria de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, do PTB de Pernambuco, está em sua quinta legislatura como deputado federal. Foi eleito para esse cargo pela primeira vez em 1995 e reeleito quatro vezes consecutivas. Atualmente ocupa a liderança do governo na Câmara dos Deputados.

Múcio começou sua carreira política na cidade de Rio Formoso (PE) como vice-prefeito de 1976 a 1982, pelo PDS. Em 1982 se elegeu prefeito da cidade.

Elegeu-se deputado federal pelo PFL em 1990 e tomou posse fevereiro de 1991. Reelegeu-se em 1994 também pelo PFL, em quatro anos depois novamente. Em 2001 trocou de partido, filiando-se ao PSDB, e em 2003 ingressou n o PTB.

Ocupou a presidência nacional do PFL de 1992 a 1993 e a vice-liderança do partido por diversas vezes. NO PTB, foi vice-líder e líder do partido. Assumiu a liderança do governo na Câmara em 7 de março deste ano. Como líder, atuou na aprovação de diversas matérias, como o repasse de mais 1 % para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), na aprovação da Proposta de Emenda à Constituição que prorroga a Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF) e na regulamentação da Emenda 29, que aumenta os repasses dos recursos para a saúde pública.

José Múcio Monteiro é engenheiro civil. Atuou na iniciativa privada no setor de agroindústria em Pernambuco e Mato Grosso, por 12 anos. Exerceu os cargos de secretário dos Transportes, Comunicação e Energia de Pernambuco de 1983 a 1986 e secretário municipal de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente em Recife (PE), de 1997 a 1998.

Na Câmara dos Deputados é tido como um bom articulador político, um líder que defende os interesses do governo e que cumpre os acordos firmados. É um parlamentar presente em todas as negociações para votações de projetos de interesse do governo.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)