Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

José Hélio supera desafios e faz 15º lugar no Dakar

VIPCOMM Agência de Comunicação - 05 de janeiro de 2009 - 16:12

São Paulo (SP) – Mais uma vez o brasileiro José Hélio conseguiu bom desempenho na disputa do Rally Dakar. O piloto terminou a terceira etapa, nesta segunda-feira (5), com o 15º lugar entre as motos e conseguiu alcançar a 12ª colocação na classificação geral. Esta fase foi marcada pelo excesso de poeira e considerada a mais difícil até aqui. Líder do campeonato, o espanhol Marc Coma, repetiu a vitória obtida na primeira etapa e se distanciou um pouco mais dos outros competidores. Já outro importante adversário de José Hélio, o francês Cyril Despres, teve novamente problemas com os pneus e acabou em 47º.

Apesar do grau de dificuldade, esta pode ter sido a melhor prova de José Hélio no Rally Dakar. O tetracampeão do Rally dos Sertões foi o nono a largar e rapidamente alcançou a quinta colocação. O brasileiro chegou a ocupar o terceiro lugar, mas perdeu espaço para os adversários e repetiu o desempenho do primeiro dia de provas, com a 15ª posição.

O trecho percorrido hoje foi entre as cidades argentinas de Puerto Madryn e Jacobacci. Na estrada da Patagônia, os competidores encontraram pela frente muitas curvas e poeira excessiva que deixou os competidores praticamente sem visibilidade, aumentou os riscos e tensão na prova, o que valoriza ainda mais os bons resultados do brasileiro. A especial contou com 616 quilômetros, de um total de 694 km da etapa total.

Amanhã, as dificuldades tendem a aumentar. A quarta etapa será disputada entre as cidades de Jacobacci e Neuquén, ainda na Argentina, e contará com 488 quilômetros, sendo 459 km de especiais. É uma fase em que a atenção será fundamental. O caminho terá uma grande quantidade de pedras e exigirá força dos pilotos.

A primeira participação de José Hélio no Rally Dakar tem sido positiva até o momento. O brasileiro que utiliza a motocicleta Honda CRF 450X terminou a prova desta segunda-feira com 29min7s de diferença do primeiro colocado Marc Coma. José Hélio conta com o patrocínio da Honda do Brasil, ASW e Flash Power disputará a categoria 450 Extreme.

Programação – Rally Dakar 2009

4ª etapa - terça-feira – 6 de janeiro 2009
Jacobacci / Neuquén

Desloc amento 4 km / especial 459 km / deslocamento 25 km – total: 488 km
No começo desta etapa, os trechos de pedra vão exigir muito dos braços dos motociclistas. As primeiras porções de areia e os vários trechos fora da pista encantarão os amadores. É preciso cuidado, pois o erros podem começar a custar caro. Os favoritos podem começar a aparecer.

5ª etapa - quarta-feira – 7 de janeiro 2009
Neuquén / San Rafael

Deslocamento 173 km / especial 506 km / deslocamento 84 km – total: 763 km
O teste mais importante da primeira semana, talvez será o caminho para San Rafael. A grande quilometragem obrigará os competidores a manter um nível de concentração constante. Os pilotos também estarão confrontados a verdadeiros trechos de dunas. Grandes trechos fora da pista vão se alternar com partes muito mais técnicas, na subida dos rios. A Cordilhe ira ocupa o horizonte.

6ª etapa - quinta-feira – 8 de janeiro 2009
San Rafael / Mendoza

Deslocamento 76 km / especial 395 km / deslocamento: 154 km
O programa do dia está repleto de obstáculos, já que no começo da especial terão que passar por cerca de 60 quilômetros de dunas. O traçado é propício à velocidade na segunda parte. Ao chegar a Mendoza, o rali entra no maciço andino.

7ª etapa - sexta-feira – 9 de janeiro 2009
Mendoza / Valparaíso

Deslocamento 80 km / especial 419 km / deslocamento 317 km – total: 816 km
A variedade de terrenos e de paisagens, elementos constantes do Dakar 2009, se manifesta outra vez nesta etapa onde a maioria dos competidores conhecerão a Cordilheira dos Andes. Antes de enfrenta-la, deverão deixar para trás uma série de dunas e uma de fesh-fesh idêntica a do Saara. Na montanha, se tratará da única especial com mais de três mil metros de altitude em caminhos técnicos. Logo os competidores passarão a fronteira para chegar a Valparaíso.

Sábado – 10 de janeiro 2009
Dia de Descanso – Valparaíso

8ª etapa - domingo - 11 de janeiro 2009
Valparaíso / La Serena

Deslocamento 245 km / especial 294 km / deslocamento 113 km – total: 652 km
Traz uma jornada de descanso nas orelhas do Oceano Pacífico. Os experts em controlar os carros, as trajetórias e as grandes freadas terão vantagem. Mas, para os líderes do rali há muito a perder nesta etapa.

9ª etapa - segunda-f eira – 12 de janeiro 2009
La Serena / Copiapó

Deslocamento 88 km / especial 449 km / deslocamento 0 km – total: 537 km
A pontuação do Deserto do Atacama, considerado o mais árido do mundo, poderá ser sentida pelos competidores. Aqueles que esperam encontrar muitas dunas ficarão plenamente satisfeitos. Mas também terão uma boa quantidade de pedras. Esta etapa terá muitas trocas de terreno. O posicionamento das dificuldades, com grandes porções de dunas no final irá forçar aos pilotos manter suas forças e mostrar a polivalência.

10ª etapa - terça-feira – 13 de janeiro 2009
Copiapó

Deslocamento 20 km / especial 666 km / deslocamento 0 km – total: 686 km
A especial deste dia é simplemente a mais longa e a mais difícil do rali. Como no dia anterior, é ao final do dia que os competidores encontrarão uma série de dunas de cerca de 100 quilômetros. Neste âmbito, inclusive os maiores especialistas terão um sentimento de novidade. As dunas chilenas são verdadeiras montanhas de areia que terão de aprender a escalar. Com o intenso calor da região, ninguém conhece o comportamento da areia.

11ª etapa - quarta-feira – 14 de janeiro 2009
Copiapó / Fiambalá

Deslocamento 20 km / especial 215 km / deslocamento 445 km – total 680 km
Na etapa mais majestosa do rali, a dedicação dos navegadores será muito importante. Pela manhã, os veículos saem do Oceano Pacífico para seguir em direção à fronteira. O retorno a Argentina será em um marco encantador, no Passo São Francisco, a cerca de 4700 metros de altura. Existe a possibilidade do rali encontrar o inverno boliviano, um fenômeno raro que provoca as vezes nevada em pleno verão.

12ª etapa - quinta-feira – 15 de janeiro 2009
Fiambalá / La Rioja

Deslocamento 4 km / especial 253 km / deslocamento 261 km - total 518 km
A especial do dia é um concentrado de técnicas. Vários tipos de dunas estarão presentes, incluindo as temidas dunas brancas. A três dias da chegada, esta etapa pode mudar a hierarquia, especialmente pelos veículos de assistência não terem acesso. A regra absoluta é saber poupar o veículo.

13ª etapa - sexta-feira – 16 de janeiro 2009
La Rioja / Córdoba

Deslocamento 161 km / especial 545 km / deslocamento 47 km – total: 753 km
Depois dos milhares de quilômetros percorridos, esta penúltima etapa constitui um desafio físico de primeir a ordem. Os pilotos de ponta deverão manter suas posições, enquanto os amadores deverão preservar o excesso de confiança. Os erros poderão deixar recordações amargas, já que será a jornada dos cactos.

14ª etapa - sábado – 17 de janeiro 2009
Córdoba / Buenos Aires

Deslocamento 224 km / especial 227 km / deslocamento 341 km – total: 792 km
Depois de explorarem os estados-continentes, os competidores encontrarão um tipo de paisagem familiar. Neste longo caminho a percorrer, a concentração é a ordem do dia. Aqueles que chegarem classificados a Buenos Aires terão terminado a competição mais impressionante realizada e seguirão sendo os primeiros para sempre.

Domingo – 18 de janeiro 2009
Premiação em Buenos Aires







SIGA-NOS NO Google News