Cassilândia, Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2017

Últimas Notícias

28/07/2005 16:07

José Ancelmo: O amigo sincero

Manoel Afonso

( “ A amizade sincera é um santo remédio...”)

Conheço muita gente que se diz inteligente, tipo assim mil e uma utilidades, que gosta de analisar, criticar pessoas e projetos, que infelizmente, são meras espectadoras da luta pela vida. Só tem teoria! Pode ser até que nunca erraram, mas também nunca tentaram absolutamente nada que valesse a pena.
José Ancelmo, nosso homenageado, é exatamente o inverso deste biotipo. Colabora com seu biógrafo porque tem uma vida que merece ser relatada. Vida de derrotas e vitórias, é claro, mas pautada pelo trabalho e recomeço inclusive quando foi necessário, sem perder a simplicidade e os valores de conduta.
A trajetória dele é um livro aberto e nós, testemunhas! Os mais velhos se lembram: o menino pobre da cidade ainda sem luz, empoeirada, das peladas de futebol na praça, dos bailes, do serviço de auto falante, dos primeiros passos na Exatoria, do namoro com a Sônia, da paixão pela política, da faculdade de Direito, suas alegrias, decepções, a mudança para Campo Grande, a ascensão funcional, a chegada a Secretária da Fazenda e finalmente à Presidência do Tribunal de Contas.
Voltando no tempo! Quem não se recorda da casa do Zé? Dia e noite com gente para pedir um favor, expor um problema ou mesmo para uma conversa regada ao café da hora. Com a paciência que Deus lhe deu, a todos ouvia, inclusive muitas figuras folclóricas da cidade.
Tenho conversado pouco com ele. Cidade grande, falta de tempo e problemas mil. Quando dá certo falamos do ontem, de tudo e de todos. Nestas ocasiões dou espiadas em sua alma: generosa, grande, sempre perdoando e auxiliando aos ingratos inclusive. Em seu coração não há maldade, rancor e ingratidão.
O seu estilo é impar: fala pouco, ouve muito. Com a mesma forma gentil que ouvia o Gavião e o Urutu em Cassilândia, hoje ele atende pessoas simples, deputados, senadores e outras autoridades importantes em sua casa na capital. É incrível: só trocou de endereço, porque a romaria continua.
Tenho dito sempre que ele é uma espécie de guarda chuva dos cassilandenses e do pessoal da região em Campo Grande. Um santo protetor para as horas de dúvidas, dores, angústias e problemas de toda ordem. E o engraçado é que, apesar das atividades inerentes ao cargo, ele encontra tempo para esse tipo de relacionamento. “Fazer o que? Ele gosta”! diz a Sônia, sempre sorrindo e ainda apaixonada pelo marido, como se fosse uma adolescente. Um casal 10!
Enfim, o Zé não jogou fora a oportunidade de viver, tentou sempre fazer o melhor, colheu o sucesso como conseqüência, mas sem se embriagar com ele. Coisa rara neste mundo competitivo, de máscaras e mutações de personalidade.
Escolhi justamente a data de aniversário da cidade, para homenagear o Zé Ancelmo porque entendo oportuno: a cidade lhe deve muito e ele adora Cassilândia e sua gente. Falar dele é fácil, flui solto, faz bem para a alma e as palavras ressoam positivamente em cada ouvido da cidade.
Com procuração de toda população, um grande abraço e um beijo no coração do amigo. Nós gostamos de você! Manoel Afonso.

( O autor é comentarista da TV. Record-MS)














Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 20 de Janeiro de 2017
Quinta, 19 de Janeiro de 2017
20:48
Loteria
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)