Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

15/04/2004 14:28

José Ancelmo: CE quer evitar "herança problemática”

Flávio Teixeira
Dalmo CúrcioDalmo Cúrcio

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS) vai atuar de forma rigorosa neste período eleitoral para evitar a transmissão de “heranças problemáticas” para os futuros prefeitos. O alerta foi feito pelo presidente TCE/MS, José Ancelmo dos durante a abertura do V Encontro Regional do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS) que está sendo realizado de 14 a 16 de Abril, em Bonito e que esta contando com a participação de mais de 250 pessoas entre prefeitos, presidentes de Câmaras, autoridades municipais e estaduais, técnicos, estudantes e comunidade em geral das cidades, totalizando doze municípios da Região Sudoeste do Estado.
Em seu discurso na abertura do Encontro, José Ancelmo alertou que “o Tribunal irá acompanhar de perto a correta aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) neste ano eleitoral, ajudando a conter abusos através do bom esclarecimento e da ação firme em defesa do cumprimento da Lei, visando principalmente”. Segundo ele, o objetivo é garantir que os novos prefeitos assumam o cargo com as contas municipais regularizadas, principalmente no que diz respeito às exigências da LRF quanto a despesas com pessoal, restos à pagar e garantia de recursos para a conclusão de obras.
José Ancelmo afirmou que “o TC vai estar ao lado de todos os demais segmentos que, no período eleitoral, voltam-se para a defesa da cidadania, do bom e correto uso dos recursos públicos e, por conseqüência do fortalecimento da democracia”. Ele lembrou que os encontros regionais surgiram com o objetivo de trazer para a prática o conceito da fiscalização preventiva e isso se torna ainda mais importante para prefeitos e vereadores no final do mandato.
De acordo com José Ancelmo, outra novidade do V Encontro é a inclusão das oficinas técnicas sobre Educação Fiscal e Ouvidoria do TCE, totalizando com isso nove oficinas técnicas. “A ampliação do número de oficinas representa o aperfeiçoamento dos Encontros Regionais, que a cada nova edição se aproxima cada vez mais das necessidades dos jurisdicionados”, afirmou.
José Ancelmo lembrou que o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul chega a Bonito totalizando o atendimento de 84% dos municípios e “vai alcançar ainda outras cidades pólos de nosso Estado, trazendo essas bandeiras como testemunho da sua sintonia com a nova realidade”. Ele destacou, no entanto que o esforço educativo não significa que o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul abre mão do papel fiscalizador e “tampouco do rigor com que defende os interesses da comunidade”.
Segundo José Ancelmo já faz parte da rotina do TCE a sintonia com a vida de toda a comunidade. “Foi assim com a criação dos encontros regionais, não foi diferente com a criação da Ouvidoria, responsável pelo contato estreito do Tribunal com a sociedade”. Ele incluiu nesta preocupação, a valorização do corpo técnico do Tribunal; a exibição semanal do Programa Tribunal de Contas na TV, que hoje está disponível também na Internet; a realização do concurso em nível nacional para a escolha da marca do Tribunal e a retomada da obra da sede definitiva “que irá coroar o processo de modernização da Corte, além de outras medidas que adotamos e vamos adotar sempre na direção da modernidade sensível à necessidade dos nossos jurisdicionados”.
Durante os três dias do evento os cerca de 250 inscritos vão participar de oficinas técnicas abordando os principais temas e legislações objetos da fiscalização pelo Tribunal de Contas. Os temas a serem abordados pelos técnicos do Tribunal de Contas são os seguintes: Legislação do Tribunal de Contas; Estatuto das Cidades; Lei de Responsabilidade Fiscal; Atos de Pessoal Sujeito a Registro no Tribunal de Contas, Convênios; Execução de Contratos de obras e Serviços de Engenharia e Arquitetura, Licitações e Contratos Administrativos e Contabilidade Pública. Os municípios participantes são: Anastácio, Aquidauana, Bodoquena, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Ladário, Miranda, Nioaque e Terenos, além do município de Bonito, sede do evento.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)