Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Jornal britânico elege escudo são-paulino o mais bonito do mundo

Primeiro da lista de 20 times, Tricolor é ainda o único brasileiro citado pelo Daily Mail

Site do SPFC - 24 de agosto de 2016 - 06:13

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Em matéria publicada nesta terça-feira (23), o jornal britânico Daily Mail elegeu os 20 escudos de clubes mais bonitos do mundo, e o Coração de 5 Pontas Tricolor foi eleito o mais belo emblema de times do planeta.

“Somente um monstro não acharia que este é um projeto moderno e encantador”, diz a publicação sobre o campeão da lista, que é também o único brasileiro citado. "Em suas camisas, também carrega cinco estrelas – duas douradas e três vermelhas. As douradas representam recordes mundiais e olímpicos de Adhemar Ferreira da Silva. Já as vermelhas são para os campeoantos mundiais conquistados pelo São Paulo", completou.

SOBRE O ESCUDO SÃO-PAULINO

O emblema são-paulino é único, original e o mesmo desde 1930. Ao contrário do nome do clube, que foi definido antes mesmo da reunião de fundação, e das cores, definidas em homenagem ao CA Paulistano e à AA das Palmeiras, o escudo nasceu poucos dias após o marco inicial da história tricolor.

O Coração de Cinco Pontas foi criado em um concurso interno, vencido por um famoso estilista alemão radicado na capital paulista: Walter Ostrich – conhecido nestas terras como Oliver, que o desenhou com a colaboração de um dos fundadores do time, o senhor Firmiano de Morais Pinto Filho.

Foi apresentado ao público pela primeira vez no dia 9 de março de 1930 na camisa do Tricolor, quando o São Paulo venceu o Ypiranga por 3 a 0 no Torneio Início do Campeonato Paulista daquela temporada. Originalmente, o escudo continha pontuação entre as letras do acrônimo SPFC – e assim permaneceu até 1982. Esta foi a única – e pequena – alteração no símbolo maior do Clube do Morumbi até hoje.

As duas estrelas douradas – por recordes e conquistas mundiais de atletas olímpicos em competições individuais amadoras (no caso, os recordes mundiais de Adhemar Ferreira da Silva nos Jogos Olímpicos de 1952 e nos Jogos Pan-Americanos de 1955) – e as três estrelas vermelhas – por títulos mundiais da equipe de futebol profissional – que se encontram acima do distintivo são-paulino na camisa e na bandeira do clube são, oficialmente, insígnias sobrepostas e não parte integrante do escudo propriamente dito.

Por essa regulamentação, a medalha de ouro de Rodrigo Caio nos Jogos Olímpicos de 2016, por exemplo, não se aplica à inserção de uma nova estrela, nem amarela nem vermelha.

O escudo é definido, pelo estatuto, desta maneira: "O emblema é composto por um triângulo isósceles com o lado superior maior encimado por um retângulo, com altura equivalente à metade da lateral do triângulo, fundo preto e as letras SPFC, tipo mensageiro "courier", em branco. No interior do triângulo acima descrito, uma faixa branca central com ¼ da lateral menor, ladeado por um triângulo escaleno vermelho e outro preto, nessa ordem".

OS 20 ESCUDOS MAIS BONITOS DO FUTEBOL MUNDIAL, SEGUNDO O DAILY MAIL

01. São Paulo (Brasil)

02. KAA Gent (Bélgica)

03. Ajax (Holanda)

04. Juventus (Itália)

05. Colo-Colo (Chile)

06. Kaizer Chiefs (África do Sul)

07. Palermo (Itália)

08. Newcastle (Inglaterra)

09. Orlando Pirates (África do Sul)

10. Malaga (Espanha)

11. Coventry (Inglaterra)

12. Valencia (Espanha)

13. PSG (França)

14. Tijuana (México)

15. Koln (Alemanha)

16. Liverpool (Inglaterra)

17. Burton Albion (Inglaterra)

18. Club Brugge (Bélgica)

19. Aberdeen (Escócia)

20. Roma (Itália)

SIGA-NOS NO Google News