Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Jorge Forbes faz palestra em Campo Grande

Cadú Bortolotto - 12 de maio de 2005 - 07:07

Jorge Forbes, um dos mais requisitados e respeitados psicanalistas do país, estará em Campo Grande nesta sexta-feira, 13 de maio. Às 20h, ele faz uma conferência sobre o tema “A Psicanálise do Homem Desbussolado – As reações ao futuro e seu tratamento”, no auditório da Unimed, na Rua Goiás, no Jardim dos Estados.

Membro da Escola Européia de Psicanálise, fundador da Escola Brasileira de Psicanálise e presidente do Instituto de Psicanálise Lacaniana, Jorge Forbes, 51 anos, foi aluno de Jacques Lacan em Paris, nos anos 70. Atualmente, ele divide seu tempo entre uma clínica bastante procurada em São Paulo, palestras, estudos e conferências em diferentes lugares do Brasil e na França. Foi professor de Lingüística e Semiótica da USP , publicou dois livros e organizou outros três. Em seu livro mais recente – Você quer o que deseja ? (Best Seller/Nova Cultural) – ele apresenta a psicanálise desespecializada, imersa no debate cultural e político.

Suas reflexões interessam muito além da prática clínica como tradicionalmente vem sendo pensada. Ele renova seu trabalho em atenção ao mundo globalizado, ao mesmo tempo em que intervem na sociedade através dos recursos que a psicanálise proporciona. Forbes tem uma tese : a de que estamos em um mundo completamente novo, no qual o pai, a mãe , o chefe e o padre, entre outros personagens, estão totalmente por fora. Uma novidade que Freud não explica.

Jorge Forbes vem a Mato Grosso do Sul a convite da Delegação Geral para o Centro-Oeste da Escola Brasileira de Psicanálise. Inscrições e Informações através do telefone 356-2952.



O HOMEM ‘DESBUSSOLADO”



Por que será que a sociedade passou a presenciar, de uns anos para cá, episódios violentos, imprevisíveis e inexplicáveis, como o assassinato, em Brasília, do analista de sistemas José Vasquez, morto a mando da própria filha, Daniele, de apenas 20 anos, sem nenhuma razão aparente ? E os casos, cada vez mais freqüentes, de alunos de escolas americanas, que entram em sala de aula, matam colegas e professores, atirando em tudo o que se move à sua frente ? Coisa de americano, dirão alguns, esquecendo-se que aqui mesmo no Brasil, um jovem entrou no cinema de um shopping paulista e disparou a esmo, tirando a vida de pessoas que nunca tinha visto, nem sabiam o que estava acontecendo.

Atos de violência sempre existiram, por necessidade, inveja, fome, disputa, amor. Mas essas agressões inusitadas, praticadas por pessoas de classe média e média alta, caracterizadas pela surpresa e a falta de compreensão da sociedade e do próprio agressor sobre sua motivação, têm sido mais comuns do que se imagina e refletem um comportamento que alia quebra de identidade e irresponsabilidade , em um fenômeno inerente e consequente à globalização. Para Jorge Forbes, a impressão que se tem é de que, diante de um mundo onde os laços sociais são cada vez mais tênues e dispersos e os pais não são mais figuras intocáveis, que ditam regras de comportamento e impõem respeito, o ser humano perdeu os padrões, o rumo, a bússola que indica o caminho seguro que se precisa seguir.

SIGA-NOS NO Google News