Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

12/05/2005 07:07

Jorge Forbes faz palestra em Campo Grande

Cadú Bortolotto

Jorge Forbes, um dos mais requisitados e respeitados psicanalistas do país, estará em Campo Grande nesta sexta-feira, 13 de maio. Às 20h, ele faz uma conferência sobre o tema “A Psicanálise do Homem Desbussolado – As reações ao futuro e seu tratamento”, no auditório da Unimed, na Rua Goiás, no Jardim dos Estados.

Membro da Escola Européia de Psicanálise, fundador da Escola Brasileira de Psicanálise e presidente do Instituto de Psicanálise Lacaniana, Jorge Forbes, 51 anos, foi aluno de Jacques Lacan em Paris, nos anos 70. Atualmente, ele divide seu tempo entre uma clínica bastante procurada em São Paulo, palestras, estudos e conferências em diferentes lugares do Brasil e na França. Foi professor de Lingüística e Semiótica da USP , publicou dois livros e organizou outros três. Em seu livro mais recente – Você quer o que deseja ? (Best Seller/Nova Cultural) – ele apresenta a psicanálise desespecializada, imersa no debate cultural e político.

Suas reflexões interessam muito além da prática clínica como tradicionalmente vem sendo pensada. Ele renova seu trabalho em atenção ao mundo globalizado, ao mesmo tempo em que intervem na sociedade através dos recursos que a psicanálise proporciona. Forbes tem uma tese : a de que estamos em um mundo completamente novo, no qual o pai, a mãe , o chefe e o padre, entre outros personagens, estão totalmente por fora. Uma novidade que Freud não explica.

Jorge Forbes vem a Mato Grosso do Sul a convite da Delegação Geral para o Centro-Oeste da Escola Brasileira de Psicanálise. Inscrições e Informações através do telefone 356-2952.



O HOMEM ‘DESBUSSOLADO”



Por que será que a sociedade passou a presenciar, de uns anos para cá, episódios violentos, imprevisíveis e inexplicáveis, como o assassinato, em Brasília, do analista de sistemas José Vasquez, morto a mando da própria filha, Daniele, de apenas 20 anos, sem nenhuma razão aparente ? E os casos, cada vez mais freqüentes, de alunos de escolas americanas, que entram em sala de aula, matam colegas e professores, atirando em tudo o que se move à sua frente ? Coisa de americano, dirão alguns, esquecendo-se que aqui mesmo no Brasil, um jovem entrou no cinema de um shopping paulista e disparou a esmo, tirando a vida de pessoas que nunca tinha visto, nem sabiam o que estava acontecendo.

Atos de violência sempre existiram, por necessidade, inveja, fome, disputa, amor. Mas essas agressões inusitadas, praticadas por pessoas de classe média e média alta, caracterizadas pela surpresa e a falta de compreensão da sociedade e do próprio agressor sobre sua motivação, têm sido mais comuns do que se imagina e refletem um comportamento que alia quebra de identidade e irresponsabilidade , em um fenômeno inerente e consequente à globalização. Para Jorge Forbes, a impressão que se tem é de que, diante de um mundo onde os laços sociais são cada vez mais tênues e dispersos e os pais não são mais figuras intocáveis, que ditam regras de comportamento e impõem respeito, o ser humano perdeu os padrões, o rumo, a bússola que indica o caminho seguro que se precisa seguir.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)