Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

John Kerry vence as primárias de Wisconsin

Agência Brasil - 18 de fevereiro de 2004 - 14:11

O senador John Kerry venceu as eleições primárias do estado de Wisconsin e se mantém na liderança dos democratas para disputar a presidência dos Estados Unidos, em novembro, com o candidato único dos republicanos,George W.Bush.

Não foi uma vitória tão folgada como a dos demais estados. Com 99% do votos apurados, Kerry recebeu 40%, seguido por John Edwards com 34% e Howard Dean, 18%. Nas 17 primárias e votações de assembléias locais já realizadas, Kerry venceu 15.

Dean, ex-governador do estado de Vermont, havia prometido desistir da disputa caso não vencesse em Wisconsin, mas, já mudou de idéia, afirmando que não queria decepcionar seus partidários.

Primárias diferentes

As primárias de Wisconsin têm características distintas. Elas são abertas, o que significa dizer que republicanos podem votar em democratas. Isso provavelmente influenciou o resultado final.

Pesquisa realizada pela Reuters/MSNBC/Zogby mostrara na véspera da votação em Wisconsin que Kerry teria 47% dos votos e Dean, 23%. John Edwards ficaria em terceiro, com 20% dos votos.

Mas uma reviravolta dos republicanos e independentes parece ter ajudado Edwards, que recebeu, segundo as pesquisas, a mesma quantidade de votos de republicanos que receberam Dean e Kerry juntos.

Os candidatos já se preparam para a superterça, em 2 de março, com primárias em 10 estados, entre eles Nova York e Califórnia, o maior colégio eleitoral dos Estados Unidos.

As informações são das agências internacionais

SIGA-NOS NO Google News