Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Jogos indígenas tem data e local

Agência Brasil - 09 de setembro de 2003 - 16:07

Comunidades indígenas de vários países vão participar dos VI Jogos Indígenas, entre os dias 4 e 11 de outubro, na praia da Graciosa, em Palmas (TO). Virão ao Brasil dez índios canadenses, vinte índios da Guiana Francesa (da tribo Kalina) e quarenta índios da comunidade Wai-Wai, que moram na região da fronteira brasileira com a Guiana Inglesa. Na Aldeia Olímpica, uma oca especial será construída para receber os índios estrangeiros que vêm ao país para observar a realização dos jogos e também para disputar algumas das competições.

Neste ano, 47 etnias brasileiras vão participar dos jogos, com mais de 1.100 índios. Sete desses povos estão indo pela primeira vez à competição: os Ava Guajá, do Maranhão, que falam muito pouco o português; os Avá Canoeiro, tribo de origem desconhecida e com apenas 14 pessoas, que moram na região da Serra da Mesa, em Goiás; os Kappor, do Maranhão, conhecidos pela arte plumária; os Nambikwára e os Uru-Eu-Wau-Wau, de Rondônia; e os Waimiri Atroari e os Hixkariana, do Amazonas.

As modalidades dos Jogos Indígenas são: arco e flecha, cabo de guerra, canoagem, corrida com tora, xikunahaty - espécie de futebol que se joga com a cabeça, arremesso de lança, luta corporal, natação e zarabatana.

SIGA-NOS NO Google News