Cassilândia, Sexta-feira, 25 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

09/09/2003 16:07

Jogos indígenas tem data e local

Agência Brasil

Comunidades indígenas de vários países vão participar dos VI Jogos Indígenas, entre os dias 4 e 11 de outubro, na praia da Graciosa, em Palmas (TO). Virão ao Brasil dez índios canadenses, vinte índios da Guiana Francesa (da tribo Kalina) e quarenta índios da comunidade Wai-Wai, que moram na região da fronteira brasileira com a Guiana Inglesa. Na Aldeia Olímpica, uma oca especial será construída para receber os índios estrangeiros que vêm ao país para observar a realização dos jogos e também para disputar algumas das competições.

Neste ano, 47 etnias brasileiras vão participar dos jogos, com mais de 1.100 índios. Sete desses povos estão indo pela primeira vez à competição: os Ava Guajá, do Maranhão, que falam muito pouco o português; os Avá Canoeiro, tribo de origem desconhecida e com apenas 14 pessoas, que moram na região da Serra da Mesa, em Goiás; os Kappor, do Maranhão, conhecidos pela arte plumária; os Nambikwára e os Uru-Eu-Wau-Wau, de Rondônia; e os Waimiri Atroari e os Hixkariana, do Amazonas.

As modalidades dos Jogos Indígenas são: arco e flecha, cabo de guerra, canoagem, corrida com tora, xikunahaty - espécie de futebol que se joga com a cabeça, arremesso de lança, luta corporal, natação e zarabatana.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 25 de Setembro de 2020
Quinta, 24 de Setembro de 2020
14:18
Luto
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)