Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Jogos das Três Fronteiras marcam o carnaval

Thaís Brianezi/ABr - 25 de fevereiro de 2006 - 14:12

No limite entre o Brasil, o Peru e a Colômbia, o carnaval deste ano está sendo marcado pelos Jogos das Três Fronteiras, que desde a última quinta-feira (23) e até o próximo domingo (26) reúnem cerca de 400 atletas dos três países. De acordo com o assessor da diretoria de Desportos da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) do Amazonas, Frederick Jezini, a competição envolve futebol de salão, de campo, handebol, voleibol, ciclismo, atletismo, xadrez e tênis de mesa. Em todas as modalidades, com exceção do futebol de campo, há times masculinos e femininos.

Os jogos são realizados desde 2002 em Atalaia do Norte (AM), com apoio do governo estadual. Nesta edição, foram gastos R$ 50 mil na organização. De acordo com dados da Sejel, o número de participantes aumentou de 250, em 2002, para 320, no ano passado.

Neste ano, segundo Jezini, há competidores de Letícia, na Colômbia, de Islândia, no Peru, e seis municípios amazonenses da região do Alto Solimões: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, Tonantins, São Paulo de Olivença e Santo Antônio do Içá. Um deles é Antônio Félix da Silva, que participou das outras três edições do evento. "Vou competir novamente no atletismo. Em anos anteriores, ganhei a corrida dos 800 metros e o revezamento de 1.500 metros", contou.

O prêmio do atleta, morador de Atalaia do Norte, foi apenas simbólico: uma medalha. Mas, para ele, o grande valor dos jogos é que a divulgação deles ajuda a revelar ao restante do estado – e do país – uma região pouco conhecida. "Prá mim é uma forma de mostrar o valor que o nosso município tem. Apesar de ele ser tão longe, como todos falam, aqui tem muita força, que o pessoal de fora não conhece".

Atalaia do Norte fica a 1.238 quilômetros de Manaus, em linha reta. Para ir até lá não há estradas: a viagem de avião da capital a Tabatinga, pólo regional, demora uma hora e meia; de barco, cerca de três dias. A distância é tão grande que até o horário é diferente: quando em Brasília são 10 horas, em Manaus são 9 horas e no Alto Solimões, 8 horas.

Os Jogos das Três Fronteiras estão ocorrendo durante o carnaval justamente para homenagear a cidade-sede: no dia em que foi aberta a competição, Atalaia do Norte completou 51 anos.

SIGA-NOS NO Google News