Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/02/2006 14:12

Jogos das Três Fronteiras marcam o carnaval

Thaís Brianezi/ABr

No limite entre o Brasil, o Peru e a Colômbia, o carnaval deste ano está sendo marcado pelos Jogos das Três Fronteiras, que desde a última quinta-feira (23) e até o próximo domingo (26) reúnem cerca de 400 atletas dos três países. De acordo com o assessor da diretoria de Desportos da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) do Amazonas, Frederick Jezini, a competição envolve futebol de salão, de campo, handebol, voleibol, ciclismo, atletismo, xadrez e tênis de mesa. Em todas as modalidades, com exceção do futebol de campo, há times masculinos e femininos.

Os jogos são realizados desde 2002 em Atalaia do Norte (AM), com apoio do governo estadual. Nesta edição, foram gastos R$ 50 mil na organização. De acordo com dados da Sejel, o número de participantes aumentou de 250, em 2002, para 320, no ano passado.

Neste ano, segundo Jezini, há competidores de Letícia, na Colômbia, de Islândia, no Peru, e seis municípios amazonenses da região do Alto Solimões: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, Tonantins, São Paulo de Olivença e Santo Antônio do Içá. Um deles é Antônio Félix da Silva, que participou das outras três edições do evento. "Vou competir novamente no atletismo. Em anos anteriores, ganhei a corrida dos 800 metros e o revezamento de 1.500 metros", contou.

O prêmio do atleta, morador de Atalaia do Norte, foi apenas simbólico: uma medalha. Mas, para ele, o grande valor dos jogos é que a divulgação deles ajuda a revelar ao restante do estado – e do país – uma região pouco conhecida. "Prá mim é uma forma de mostrar o valor que o nosso município tem. Apesar de ele ser tão longe, como todos falam, aqui tem muita força, que o pessoal de fora não conhece".

Atalaia do Norte fica a 1.238 quilômetros de Manaus, em linha reta. Para ir até lá não há estradas: a viagem de avião da capital a Tabatinga, pólo regional, demora uma hora e meia; de barco, cerca de três dias. A distância é tão grande que até o horário é diferente: quando em Brasília são 10 horas, em Manaus são 9 horas e no Alto Solimões, 8 horas.

Os Jogos das Três Fronteiras estão ocorrendo durante o carnaval justamente para homenagear a cidade-sede: no dia em que foi aberta a competição, Atalaia do Norte completou 51 anos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)