Cassilândia, Sexta-feira, 18 de Agosto de 2017

Últimas Notícias

26/11/2004 06:42

Jobim suspende decisão de Tribunal de Justiça

STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Nelson Jobim, suspendeu hoje (25/11) liminar do Tribunal de Justiça (TJ) paraibano, no Agravo de Instrumento nº 2004.010573-3.

O município de João Pessoa ajuizou no STF uma Suspensão de Segurança (SS 2546), requerendo a suspensão dos efeitos da liminar do TJ, concedida em Agravo de Instrumento que suspendeu o processo legislativo referente aos Anteprojetos de Lei 41 e 42/2002, em trâmite na Câmara Municipal.

Esses anteprojetos tratam de redução parcial de multas e juros devidos à Fazenda Pública Municipal, alcançando, inclusive, as multas aplicadas pela Superintendência de Transportes e Trânsito. A causa tem fundamento constitucional, argumentou o município, pois estaria em jogo o princípio da independência e separação dos Poderes, podendo haver a interferência do Poder Judiciário em atividade própria do Legislativo, já que a liminar impede a tramitação e apreciação de projeto de lei.

Jobim ao apreciar o pedido, ponderou que ”em casos semelhantes, o Plenário decidiu que o Poder Judiciário não pode interferir em processo legislativo, a não ser naqueles casos em a própria Constituição Federal ‘obsta logre curso o processo legislativo, que, desse modo, se entremostra, desde logo, inconstitucional’”.

Ao verificar o caso concreto, o ministro presidente entendeu que a irresignação do Município diz respeito ao rito regimental da Câmara Municipal. Nesse ponto, Nelson Jobim observou que o STF não admite “mandado de segurança contra atos do presidente das Casas Legislativas, com base em regimento interno delas, na condução do processo de feitura de leis” .

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 18 de Agosto de 2017
Quinta, 17 de Agosto de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)