Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

26/11/2004 06:42

Jobim suspende decisão de Tribunal de Justiça

STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Nelson Jobim, suspendeu hoje (25/11) liminar do Tribunal de Justiça (TJ) paraibano, no Agravo de Instrumento nº 2004.010573-3.

O município de João Pessoa ajuizou no STF uma Suspensão de Segurança (SS 2546), requerendo a suspensão dos efeitos da liminar do TJ, concedida em Agravo de Instrumento que suspendeu o processo legislativo referente aos Anteprojetos de Lei 41 e 42/2002, em trâmite na Câmara Municipal.

Esses anteprojetos tratam de redução parcial de multas e juros devidos à Fazenda Pública Municipal, alcançando, inclusive, as multas aplicadas pela Superintendência de Transportes e Trânsito. A causa tem fundamento constitucional, argumentou o município, pois estaria em jogo o princípio da independência e separação dos Poderes, podendo haver a interferência do Poder Judiciário em atividade própria do Legislativo, já que a liminar impede a tramitação e apreciação de projeto de lei.

Jobim ao apreciar o pedido, ponderou que ”em casos semelhantes, o Plenário decidiu que o Poder Judiciário não pode interferir em processo legislativo, a não ser naqueles casos em a própria Constituição Federal ‘obsta logre curso o processo legislativo, que, desse modo, se entremostra, desde logo, inconstitucional’”.

Ao verificar o caso concreto, o ministro presidente entendeu que a irresignação do Município diz respeito ao rito regimental da Câmara Municipal. Nesse ponto, Nelson Jobim observou que o STF não admite “mandado de segurança contra atos do presidente das Casas Legislativas, com base em regimento interno delas, na condução do processo de feitura de leis” .

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)