Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

João Zwetsch é o novo capitão do Brasil na Copa Davis

11 de fevereiro de 2010 - 17:45

O gaúcho João Zwetsch é o novo capitão do Brasil na Copa Davis. O técnico do número um do Brasil, Thomaz Bellucci, foi apresentado pelo Coordenador do Tênis do Brasil, Emílio Sánchez, e pelo presidente da CBT, Jorge Lacerda, nesta quinta-feira na Costa do Sauípe (BA), onde está sendo disputado o Brasil Open 2010. O presidente da Koch Tavares, Luis Felipe Tavares, e o presidente da Federação Baiana de Tênis, Gian Biglia, também estiveram presentes na coletiva de imprensa.

"Pra mim é uma honra poder ser capitão da equipe brasileira da Copa Davis. Acho que o tênis brasileiro e a CBT estão passando por um processo muito interessante, vejo boas intenções da confederação, vontade de fazer um bom trabalho, e por isso me dispus a ajudar. Quero contribuir com o que for possível e fazer tudo o que estiver ao meu alcance para ajudar", disse João, que trabalhou como técnico da equipe de Chico Costa.

Sobre as metas de trabalho e a formação da equipe, João disse que acredita que a atual geração de tenistas é capaz de ajudar o Brasil a voltar ao Grupo Mundial da Copa Davis. "Acho que temos jogadores muito bons à disposição. No ano passado não conseguimos vencer por um detalhe. Temos jogadores jovens que estão crescendo no circuito, que naturalmente vão ser incluídos na equipe ao longo do tempo", opinou.

O espanhol Emilio Sánchez falou na coletiva sobre os seus planos para o tênis brasileiro, principalmente visando as Olimpíadas de 2016. "Nós estamos trabalhando para unir mais o esporte no país. Estamos em contato com os clubes, apoiando treinadores e jogadores, desde o juvenil. O nosso departamento juvenil também vai trabalhar junto com a equipe da Copa Davis, para que estes jovens jogadores tenham mais esta experiência. Nossa meta é ter quatro jogadores no Top 40 em 2016, para que a gente tenha chances não apenas de participar dos Jogos, mas também de ganhar", concluiu o coordenador do tênis brasileiro.

A estréia de Zwetsch como capitão deve acontecer nos dias entre 07 e 09 de maio, quando o Brasil enfrenta o vencedor do confronto entre República Dominicana e Uruguai pelo Zonal I Americano da Copa Davis

Quem é João Zwetsch

João Zwetsch é gaúcho, natural de São Leopoldo (RS), tem 41 anos e é atual treinador de Thomaz Bellucci. Foi jogador profissional entre 1985 e 1998, participou do Pan-Americano de 1995 jogando duplas ao lado de Gustavo Kuerten e chegou ao 231º lugar da ATP.

Como treinador, integrou a equipe da Copa Davis e treinou Flávio Saretta quando este chegou ao Top 50 da ATP, André Ghem, Ricardo Mello, entre outros. Começou a trabalhar com Thomaz Bellucci em 2008, quando ele ainda era 90º do mundo, e levou o brasileiro ao Top 30.

Ele chega para substituir Francisco Costa, que levou o Brasil a três Play-Offs do Grupo Mundial consecutivos, mas não conseguiu voltar à elite da Copa Davis. Chico deixa a equipe brasileira com retrospecto de três vitórias e três derrotas.



Assessoria de Imprensa CBT – Souza Caram Comunicação
Flaviane Souza e Lucas Caram

SIGA-NOS NO Google News