Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

02/04/2005 18:01

João Paulo 2º: fim do calvário de um homem e de uma era

Graciliano Rocha / Campo Grande News
Cassilândia NewsCassilândia News

O papa João Paulo 2º morreu nesta sábado e, com isso, chega ao fim a agonia do homem Karol Wojtyla, 84 anos, e um dos mais longos pontificados da história.
A morte foi o resultado de um quadro clínico que se agravava dia-a-dia. João Paulo sofria do Mal de Parkinson e, nas últimas semanas, sua saúde se deteriorou bastante até que ontem houve complicações renais e cardíacas e problemas severos para respirar. O Vaticano anunciou a morte do principal líder do catolicismo mundial às 21h37 (horário em Roma) deste sábado, às 15h37 em Mato Grosso do Sul.
João Paulo 2º é o primeiro papa eslavo da história, o 264º a ocupar o trono de Pedro, tendo sido eleito em 16 de outubro de 1978 como sucessor de João Paulo I. Com a sua morte, chega ao fim o terceiro maior papado da história, 26 anos.
Em Mato Grosso do Sul, a luta do papa pela vida (ou a espera pelo inevitável) mobilizou manifestações de fé e comoção na comunidade católica. O arcebispo de Campo Grande, D. Vitório Pavanello, celebrou uma missa pela saúde do papa no início da noite de ontem. A igreja matriz de Santo Antônio, no centro da cidade, foi o centro das orações campo-grandenses pelo sumo pontífice.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), há em Mato Grosso do Sul uma comunidade católica de 1,4 milhão de pessoas – algo como 70% da população do Estado.
Mas há algo mais na explicação da relação de proximidade entre o catolicismo campo-grandense e o homem que acaba de morrer no Vaticano. Em 1991, João Paulo 2º esteve na cidade. Ele celebrou uma missa, mobilizou multidões pelas ruas, visitou o hospital São Julião e marca até hoje a memória de gente simples como o aposentado Sílvio Alves Flores, 74.
“Quando ele esteve aqui, lá no Santo Amaro, me deu a comunhão, me senti tão recompensado, senti Deus comigo”, disse ele. E se resignou: “Ninguém é eterno”.
Um homem, um tempo, muitas controvérsias – O pontificado de João Paulo 2º é pontuado por controvérsias. No seu mandato, todo o tempo, religião e política andaram juntas. No fim da década de 70, ele alcançou a posição nº 1 do Vaticano como um anti-comunista convicto e pode ser, sim, considerado como uma das figuras públicas mais atuantes na antecipação do esfacelamento da União Soviética.
Ele foi também o papa que pôs um ponto final à longeva tradição anti-semita na Igreja Católica Romana e chegou a fazer o mea-culpa do Vaticano sobre o silêncio sobre o extermínio de judeus durante a Segunda Guerra.
O conservadorismo político teve o seu equivalente no pensamento católico sobre os direitos individuais. Se será lembrado como o primeiro papa a ir ao Muro das Lamentações (sagrado para os judeus), João Paulo 2º também vai entrar para a história como o homem que jogou o Vaticano em polêmicas como a condenação dos anticoncepcionais e dos preservativos em uma época que a Aids se tornou uma epidemia mundial.
Morre um homem e, talvez como ele, uma era.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)