Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Japoneses e coreanos no Brasil para comprar frango

Ministério da Agricultura - 17 de fevereiro de 2004 - 08:28

A abertura do mercado asiático às carnes brasileiras, especialmente as de frango, está cada vez mais próxima. Na próxima quinta-feira (19), missões empresariais do Japão e da Coréia do Sul chegam ao Brasil, onde ficam até o dia 28, para manter contatos com representantes de entidades produtoras e exportadoras de carnes de aves, suínos e bovinos. Com seus plantéis atingidos pela gripe do frango, esses dois países têm interesse em fechar negócios com o Brasil para importar frango ainda este ano.

A Coréia do Sul tem interesse em comprar, por intermédio da Associação dos Importadores de Carnes, 50 mil toneladas de carne de frango em 2004. Além dos dirigentes da entidade, a missão coreana contará com representantes de duas empresas: uma delas opera por ano cerca de US$ 170 milhões e a outra, aproximadamente US$ 100 milhões. A delegação japonesa reunirá seis empresas. Cada uma delas quer importar entre mil e cinco mil toneladas/mês de cortes especiais de carne de frango.

O roteiro das duas missões empresariais asiáticas no Brasil já está definido. No dia 20, os empresários japoneses e coreanos têm encontro com empresas e cooperativas de exportação de carnes de frango, suíno e bovino na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em Curitiba. No dia 26, eles se reúnem com a Associação Paulista de Avicultura, em São Paulo.

A agenda dos empresários japoneses e chineses prossegue no dia 27, ainda em São Paulo, quando vão se reunir com os representantes da Associação Brasileira dos Exportadores de Frango (Abef), da União Brasileira dos Avicultores (UBA), da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora da Carne Suína (Abipecs) e da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).

Por orientação do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, o secretário de Defesa Agropecuária, Maçao Tadano, vem desenvolvendo contados para aproximar os exportadores brasileiros de carne dos importadores asiáticos. Nesse sentido, Tadano está incentivando os empresários brasileiros para que participem na próxima edição da Foodex – maior feira de alimentos da Ásia -, que será realizada no próximo mês em Tóquio. O evento reúne mais de cem mil importadores e exportadores.

SIGA-NOS NO Google News