Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Japoneses: apresentam síndrome metabólica apesar de magr

Agência Notisa - 26 de janeiro de 2005 - 07:20

A pesquisa realizada com mais de mil nipo-brasileiros em Bauru, cidade do interior de São Paulo será publicada na revista especializada Diabetes, Obesity and Metabolism.

Pesquisadores brasileiros mostram que existe alta prevalência da síndrome metabólica (SM) — interação entre obesidade, diabete e doenças cardiovasculares — na população japonesa do Brasil, em dados de artigo que será publicado na revista Diabetes, Obesity and Metabolism.

Segundo Rosembaum, e colegas, membros do grupo para o estudo de diabete na população nipo-brasileira, “a despeito de grande número de pesquisas já feitas, ainda não existe um padrão ouro para a definição da síndrome”. Entretanto, de acordo com o artigo, especialistas tanto da Organização mundial de Saúde (OMS) quanto do National Cholesterol Education Program (NPCE) utilizam , entre outros, critérios antropométricos tais como massa corporal e circunferência abdominal, normalmente elevados em cidadãos com SM. Nos asiáticos, contudo, curiosamente, estes valores corporais são pequenos na população que apresenta morbidade e mortalidade elevadas devido à síndrome, o que fez com que a OMS definisse “atalhos” diferentes na pesquisa para este grupo étnico.

De qualquer forma, os dados encontrados pelos cientistas — que são da Faculdade Paulista de Medicina da Unifesp — em estudo com 1330 indivíduos de mais de 30 anos da população nipo-brasileira da cidade de Bauru, no estado de São Paulo indicam que tanto homens como mulheres, japoneses ou primeiros descendentes, apresentam alta prevalência da síndrome metabólica. Eles sugerem novas pesquisas étnicas para padrões de definição e medidas preventivas e informam que “o trabalho foi fomentado pela fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp)”.

Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

SIGA-NOS NO Google News