Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

26/01/2005 07:20

Japoneses: apresentam síndrome metabólica apesar de magr

Agência Notisa

A pesquisa realizada com mais de mil nipo-brasileiros em Bauru, cidade do interior de São Paulo será publicada na revista especializada Diabetes, Obesity and Metabolism.

Pesquisadores brasileiros mostram que existe alta prevalência da síndrome metabólica (SM) — interação entre obesidade, diabete e doenças cardiovasculares — na população japonesa do Brasil, em dados de artigo que será publicado na revista Diabetes, Obesity and Metabolism.

Segundo Rosembaum, e colegas, membros do grupo para o estudo de diabete na população nipo-brasileira, “a despeito de grande número de pesquisas já feitas, ainda não existe um padrão ouro para a definição da síndrome”. Entretanto, de acordo com o artigo, especialistas tanto da Organização mundial de Saúde (OMS) quanto do National Cholesterol Education Program (NPCE) utilizam , entre outros, critérios antropométricos tais como massa corporal e circunferência abdominal, normalmente elevados em cidadãos com SM. Nos asiáticos, contudo, curiosamente, estes valores corporais são pequenos na população que apresenta morbidade e mortalidade elevadas devido à síndrome, o que fez com que a OMS definisse “atalhos” diferentes na pesquisa para este grupo étnico.

De qualquer forma, os dados encontrados pelos cientistas — que são da Faculdade Paulista de Medicina da Unifesp — em estudo com 1330 indivíduos de mais de 30 anos da população nipo-brasileira da cidade de Bauru, no estado de São Paulo indicam que tanto homens como mulheres, japoneses ou primeiros descendentes, apresentam alta prevalência da síndrome metabólica. Eles sugerem novas pesquisas étnicas para padrões de definição e medidas preventivas e informam que “o trabalho foi fomentado pela fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp)”.

Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)