Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Japão: radioatividade aumentou em sala de usina nuclear

Agência Lusa - 12 de março de 2011 - 08:19

O nível de radioatividade na sala de controle do reator 1 da Usina Nuclear de Fukushima é mil vezes superior ao normal. O aumento da radiação foi detectado, no sábado de manhã (hora do Japão), pela comissão de segurança da usina, localizada na Região Nordeste do Japão. A informação foi divulgada pela agência Kyodo.

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, pediu aos moradores num raio de 10 quilômetros ao redor da usina para abandonarem a área, em virtude do risco de um vazamento radioativo, noticiou a AFP, que cita a agência Jiji com informação do Ministério da Indústria.

Um terremoto de magnitude 8,8 na escala Richter, que regista a energia liberada pelo tremor, ocorreu às 14h46 (2h46 em Brasília) a uma profundidade de 24,4 quilômetros e com epicentro localizado a cerca de 100 quilômetros de Miyagi, na Região Nordeste do Japão.

O abalo, fortemente sentido em Tóquio, a cerca de 400 quilômetros do epicentro, deu origem a um tsunami que atingiu a costa japonesa com uma onda de cerca de 10 metros de altura.

SIGA-NOS NO Google News