Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Japão planeja sistema de alarme de tsunami por telefone

Terra - 24 de fevereiro de 2005 - 06:59

O governo japonês anunciou hoje, quinta-feira, que planeja desenvolver um sistema de alarme de tsunami que alertará através do telefone celular os habitantes das áreas ameaçadas por este tipo de fenômenos.
Um porta-voz do Ministério de Infra-estruturas e Transporte explicou que com este sistema se terá acesso a grupos de população, como turistas e pessoas que estiverem nas praias, alheios aos alertas dados pela televisão e o rádio.

Segundo as fontes, citadas pela agência de notícias Kyodo, este método permitirá também avisar os motoristas de automóveis e trens nas regiões que poderiam ser varridas pelas ondas gigantes.

Os sistemas vigentes atualmente no Japão permitem parar os trens de forma automática em caso de um grande terremoto, mas os motoristas não podem decidir por si mesmos se devem deslocar os comboios para um lugar mais seguro.

Com o novo plano de alerta, os motoristas de trens, ônibus e automóveis poderão receber informação sobre o momento exato em que a área onde estão será impactada pelos tsunamis.

O Ministério de Infra-estruturas e Transporte explicou que também examina a implantação de uma rede de avisos para o tráfego marítimo a fim de que os capitães de navios possam decidir quando evacuá-los e os responsáveis por instalações portuárias quando devem interromper suas tarefas.

SIGA-NOS NO Google News