Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

06/02/2013 06:50

Japão ativa alerta amarelo devido a risco de tsunami provocado por terremoto

Renata Giraldi*, Agência Brasil

Brasília – Por precaução, o Japão ativou hoje (6) o alerta amarelo de tsunami para toda a Costa Oriental do país, depois de um terremoto de 8 graus na escala Richter nas Ilhas Salomão. O alerta foi feito pela Agência Meteorológica do Japão, que advertiu para a possibilidade de ocorrência de um aumento de 50 centímetros no nível do mar.

O alerta atinge 17 prefeituras do Japão, ameaçadas pelo risco de tsunami provocado pelos tremores de terra. Uma das áreas é a região de Ogasawara, da qual faz parte a área metropolitana de Tóquio, a capital japonesa. Os moradores foram orientados a manter distância da costa.

O terremoto nas Ilhas Salomão teve como epicentro a região de Santa Cruz, no Sudeste do arquipélago. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, com sede no Havaí, indicou que o tsunami foi provocado pelo aumento do nível do mar em 1 metro de altura. As Ilhas Salomão estão na região denominada Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica.

Pelo menos cinco pessoas, incluindo uma criança, morreram em decorrência do terremoto seguido por tsunami. Os cálculos iniciais indicam que mais de 50 casas foram destruídas parcial ou totalmente, em três aldeias, e o aeroporto ficou inundado quando a onda de um metro atingiu a localidade de Lata, em Santa Cruz.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa e da BBC Brasil

Edição: Graça Adjuto

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)