Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Japão aprova lei de indenizações para as vítimas de acidentes nucleares

Renata Giraldi, Agência Brasil - 14 de junho de 2011 - 07:53

Brasília - O Conselho de Ministros do Japão aprovou hoje (14) o projeto que define o pagamento de indenizações para as vítimas dos acidentes radioativos da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do país. O projeto determina os pagamentos por meio da empresa que administra a usina, a Tokyo Electric Power Company (Tepco). Mas falta detalhar valores e datas para os pagamentos.

As informações são da rede estatal de televisão, a NHK. O projeto, porém, não define o valor total dos recursos públicos nem dados detalhados sobre as indenizações. O assunto será tema de discussão dos parlamentares japoneses no debate a respeito do orçamento geral do país, em data a ser definida.

Pelo texto do projeto, será criado um novo órgão para supervisionar o uso dos fundos e o destino do dinheiro público. O fundo para a compensação das vítimas será elaborado por meio de um conjunto de ações – do governo, da Tepco e de empresas de energia que administram usinas nucleares no Japão.

O órgão gestor dos fundos vai atuar em parceria com a Tepco nos pagamentos das indenizações e também em investimentos de capital. Um grupo de especialistas vai ser criado na empresa gestora da usina, na tentativa de colaborar com a administração dos recursos públicos e privados.

Os acidentes nucleares em Fukushima foram causados durante o terremoto seguido por tsunami, em 11 de março. Em decorrência dos abalos, houve falhas na usina que geraram vazamentos e explosões. Por segurança, cidades inteiras ao redor de Fukushima foram esvaziadas e até hoje há pessoas vivendo de forma provisória em outras localidades do Japão.

Edição: Graça Adjuto

SIGA-NOS NO Google News