Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 10 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Já são 120 os focos de praga da soja em MS

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 17 de janeiro de 2007 - 10:04

Já são cerca de 120 os casos de ferrugem asiática da soja registrados em lavouras de Mato Grosso do Sul desde novembro do ano passado, conforme aponta o Sistema de Alerta da Embrapa Soja, disponibilizado pela Fundação MS. O pesquisador responsável pelo Centro de Diagnose - SOS Soja, pela Fundação MS, o pesquisador Ricardo Barros, alerta que as condições climáticas são altamente favoráveis à disseminação da doença, que é causada por fungo e facilitada pelas chuvas.

Por isso, afirma, o produtor deve estar com atenção redobrada para monitorar as lavouras e aplicar o fungicida no momento certo para conter a doença. Segundo ele, no momento é difícil dimensionar o alcance da doença porque está ocorrendo a inoculação do fungo. A manifestação geralmente se dá cerca de 9 dias após esta inoculação. Se não tratada, a doença é arrasadora para a cultura, causando a desfolha precoce, impedindo a formação completa dos grãos da soja.

As regiões onde a situação é mais preocupante, segundo o pesquisador, são as de São Gabriel do Oeste e Chapadão do Sul. “É muito importante o pessoal não perder atenção e não relaxar o controle programando”, alerta. Conforme o sistema de alerta já foram detectados casos da doença em Dourados, Chapadão do Sul, Maracaju, Jardim, Ponta Porã, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Sidrolândia, Fátima do Sul, Paranhos, Antônio João, Naviraí, Itaquiraí, Caarapó, Aral Moreira, Itaporã, Rio Brilhante, Laguna Caarapã, Tacuru, Iguatemi, Juti e Angélica.

SIGA-NOS NO Google News