Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/01/2007 10:04

Já são 120 os focos de praga da soja em MS

Fernanda Mathias/Campo Grande News

Já são cerca de 120 os casos de ferrugem asiática da soja registrados em lavouras de Mato Grosso do Sul desde novembro do ano passado, conforme aponta o Sistema de Alerta da Embrapa Soja, disponibilizado pela Fundação MS. O pesquisador responsável pelo Centro de Diagnose - SOS Soja, pela Fundação MS, o pesquisador Ricardo Barros, alerta que as condições climáticas são altamente favoráveis à disseminação da doença, que é causada por fungo e facilitada pelas chuvas.

Por isso, afirma, o produtor deve estar com atenção redobrada para monitorar as lavouras e aplicar o fungicida no momento certo para conter a doença. Segundo ele, no momento é difícil dimensionar o alcance da doença porque está ocorrendo a inoculação do fungo. A manifestação geralmente se dá cerca de 9 dias após esta inoculação. Se não tratada, a doença é arrasadora para a cultura, causando a desfolha precoce, impedindo a formação completa dos grãos da soja.

As regiões onde a situação é mais preocupante, segundo o pesquisador, são as de São Gabriel do Oeste e Chapadão do Sul. “É muito importante o pessoal não perder atenção e não relaxar o controle programando”, alerta. Conforme o sistema de alerta já foram detectados casos da doença em Dourados, Chapadão do Sul, Maracaju, Jardim, Ponta Porã, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Sidrolândia, Fátima do Sul, Paranhos, Antônio João, Naviraí, Itaquiraí, Caarapó, Aral Moreira, Itaporã, Rio Brilhante, Laguna Caarapã, Tacuru, Iguatemi, Juti e Angélica.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)