Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Já parou para pensar em como os pets se sentem no fim do ano?

Saúde Plena - 09 de agosto de 2015 - 12:30

Apesar de todos concordarem que Sofia brilha no Natal, com roupas e babados, a dona confessa que a cadela odeia esta época do ano. “Eu acho que ela sente ciúmes. Damos atenção à casa e aos convidados e ela fica triste”, conta Gorete.

Sofia também tem roupa de festa para o ano-novo. Vestido bege e coleira de pérolas compõem o look da cadela para o réveillon. O único problema da data é que ela morre de medo dos fogos. Gorete gosta de arrumar a mascote nas ocasiões festivas do ano, como carnaval e são-joão. No ano passado, chegou a ganhar um concurso de fantasias promovido pela petshop que frequenta. Como prêmio, recebeu um book de fotos.

O veterinário especializado em comportamento animal Renato Buani recomenda que os donos tomem alguns cuidados no fim do ano. Barulho de fogos, viagens e comidas representam um risco em potencial. “É uma época de comemorações importantes e, assim, algumas pessoas se ocupam demais e acabam se esquecendo dos cuidados com os animais”, explica.

Segundo ele, a ausência do dono é o que mais incomoda os bichos de estimação, pois eles podem sentir abandono e solidão. Por isso, ele recomenda que, antes de viajar, o dono pesquise um bom lugar para deixar o pet, de preferência na casa de um parente. Se não for possível, é importante encontrar um hotel de confiança para evitar que o bicho volte com algum trauma.

Quanto aos fogos, Renato recomenda que os humanos não recompensem o comportamento de medo dos animais no momento das explosões. “Não é bom dar carinho, por exemplo, só na hora da explosão, pois isso vai reforçar sempre que ele fique com medo”, esclarece.

Ele sugere que o dono prepare o animal para a situação. Pode-se, por exemplo, deixar a tevê ligada, inclusive em outros dias, para ele ouvir os fogos com intensidade mais baixa. Outra medida seria derrubar propositadamente objetos no chão, o que causa um pequeno susto, mas que não provoca tanto medo.

SIGA-NOS NO Google News