Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Já foram localizados na Ásia 140 brasileiros

Lilian de Macedo/ABr - 31 de dezembro de 2004 - 07:42

Brasília - Há pelo menos 102 brasileiros desaparecidos após o maremoto que destruiu 11 cidades asiáticas no último fim de semana. Este é um levantamento feito pelo ministério das Relações Exteriores divulgado hoje (30). Apesar dos desaparecidos, o diretor do departamento de Ásia e Oceania, embaixador Edmundo Fujita, mostrou números positivos. Até o fim desta tarde, 140 brasileiros que estavam entre os 242 procurados na Ásia foram localizados pelo Itamaraty. Outros quatro, que não constavam como desaparecidos, foram localizados vivos.

Para facilitar a procura, o Ministério de Relações Exteriores criou centros para atender às famílias durante 24 horas. Os telefones do plantão são ( 61) 411 6999 ou 411 6456. Há também o endereço eletrônico [email protected].

"Recebemos 450 chamadas e 220 e-mails procurando vítimas. Mas é importante ressaltar que este não é o número de desaparecidos, porque as pessoas ligam quatro, cinco vezes registrando o mesmo nome", explica o diretor do Departamento das Comunidades Brasileiras no Exterior, Manoel Gomes Pereira.

O governo participa ainda de um esforço conjunto de ajuda humanitária. Serão enviados para a Tailândia, país mais devastado pelas ondas gigantes, oito toneladas de alimentos e outras oito toneladas de 33 tipos de medicamentos. Arroz, macarrão, açúcar, antibióticos e pastilhas para purificação da água são os principais itens. O comitê da crise, composto por membros do governo, decide, ainda hoje, se o Brasil envia um outro carregamento.

Alimentos e roupas lideram as listas de doações. Mas, de acordo com Fujita, existem regras até para a generosidade. "A primeira orientação é se informar junto às embaixadas, aos organismos e aos ministérios quais são os recursos de primeira necessidade que realmente são demandados. Isso ajuda a tornar mais efetivo o auxílio brasileiro", explica

Outra alternativa é procurar a Cruz Vermelha, que está cadastrando voluntários. O telefone para mais informações é o 21 2221 0658.

SIGA-NOS NO Google News