Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Izar :processos contra deputados serão individuais

04 de outubro de 2005 - 15:14

Os relatórios dos processos contra 16 deputados citados no relatório parcial das CPIs dos Correios e do Mensalão devem ser enviados individualmente ao Conselho de Ética, segundo informou o deputado Ricardo Izar (PTB-SP). Segundo ele, que é presidente do Conselho de Ética, caso a Corregedoria da Câmara envie os documentos em um único relatório, o Conselho deverá individualizá-los.

"A realidade é uma só: não se pode julgar 16 parlamentares juntos, como se fosse um simples delito. Vamos analisar individualmente, com um rol de testemunhas e um relator para cada um", disse o deputado, após reunião como presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo.

Izar afirmou ainda que o Conselho de Ética está pronto para receber os documentos da Corregedoria. O deputado afirmou ainda que o trabalho poderá ser adiantado se os relatórios forem enviados individualmente.

"Se for individual, eu ganho um mês em cada processo. Eu queria ganhar tempo e terminar tudo até 15 de dezembro", afirmou, acrescentado que os relatores dos processos serão sorteados assim que os relatórios chegarem. "Não vou mais escolher relator. Vou sortear, porque os partidos ficaram de encaminhar relator, mas já passou o tempo", disse.

O processo de cassação só é instaurado quando chega ao Conselho de Ética. A partir daí, o parlamentar não pode mais renunciar ao mandato para impedir que o processo prossiga. Se condenado, o parlamentar perde os direitos políticos por oito anos, além do tempo de seu mandato.



Folha Online

SIGA-NOS NO Google News