Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ivinhema já perdeu três vereadores por morte apenas no atual mandato

Leonardo Rocha, Campo Grande News - 09 de setembro de 2019 - 11:13

O falecimento nesta manhã (09) do vereador de Ivinhema, Messias Furtado (PP), traz um dado triste para cidade do interior do Estado, pois se trata do terceiro parlamentar que faleceu apenas neste mandato, na Câmara Municipal. Os outros dois foram Aluísio Soares de Azevedo (PPS) e Valdir Kuhnen (PT), respectivamente em 2018 e 2017.

A cidade de Ivinhema, que fica a 282 km de Campo Grande, elegeu em 2016, na última eleição municipal, 11 vereadores, para o mandato até dezembro de 2020. A primeira perda foi um ano e três meses após a posse, com a morte do vereador Valdir Kuhnen (PT), na época com 52 anos, vítima de câncer.

Ele chegou a fazer tratamento em Barretos-SP, mas não resistiu à doença em 17 de maio de 2017. Na época o então presidente da Câmara, Aluísio Soares de Azevedo, pediu até a realização de uma solenidade, em homenagem ao ex-colega.

Um ano depois, em 15 de maio de 2018, o mesmo vereador Aluízio Soares (PPS), conhecido na região por “Junior do Posto”, também faleceu pelo mesmo motivo (câncer), após tratamento em Barretos (SP). Ele já estava afastado de suas funções na Câmara Municipal. Estava em seu terceiro mandato como parlamentar.

Acidente - A história de Messias Furtado passa também estes incidentes em Ivinhema, já que assumiu o mandato de vereador em 26 de julho de 2017, justamente na vaga deixada pela morte de Valdir Kuhnen, pois era o seu segundo suplente. O primeiro (suplente) Valdemar Ângelo (PDT), não pode assumir por questões judiciais.

No dia posse de Furtado, a sessão foi conduzida por Juliano Ferro (PR), pois o então presidente da Câmara, Aluísio Soares, já estava em tratamento de saúde. Delegado de profissão, o novo vereador assumiu levando a bandeiras de projetos de gestão e segurança pública.

O mandato foi interrompido hoje (09), por volta das 6h04 da manhã, após não resistir aos ferimentos, depois da queda de ultraleve que ocorreu ontem (8), em Ivinhema. Ele voava com duas crianças, Igor Davi dos Santos Fernandes, de 5 anos, morreu no local. O irmão dele, de 13 anos, está em estado grave.

Para o lugar Messias, deve assumir o advogado Robinson Castilho Vieira (PDT), que é o próximo suplente da coligação que tem os partidos: PDT, PT, PSB, PP, PTN e PTC. Ainda não foi definido o horário e o local do velório. O prefeito de Ivinhema, Eder Uilson França (PSDB), decretou luto de três dias na cidade.

SIGA-NOS NO Google News