Cassilândia, Domingo, 24 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

25/03/2008 16:24

IV Seminário de Vereadores de MS será aberto na quinta

Será aberto na próxima quinta-feira, às 8h30, o IV Seminário de Vereadores de Mato Grosso do Sul, que acontece na Assembléia Legislativa.

Durante dois dias, vereadores de todo o Estado participarão de palestras e painéis sobre o processo eleitoral. A iniciativa, da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, visa a integração dos legislativos municipal e estadual e a capacitação dos agentes políticos.

“É uma oportunidade para que os vereadores adquiram mais conhecimentos sobre o processo eleitoral, os procedimentos a serem seguidos por eles, bem como se inteirar da legislação vigente”, afirma a diretora da Escola do Legislativo, Marlene Figueira da Silva, que também é diretora-geral de Recursos Humanos e Serviços da Assembléia.

Segundo ela, a parceria com o TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) foi fundamental para a realização do evento. Entre os palestrantes estão os juízes Wilson Pedro dos Anjos e Hardy Waldschimidt. “As mudanças na legislação também serão abordadas”, explica Marlene.

A participação das mulheres na política será debatida no painel “A força feminina no universo político – possibilidades e dificuldades”, um dos diferenciais da IV edição do seminário. O grupo de trabalho, que será coordenado pela deputada Dione Hashioka (PSDB), contará com a participação de quatro vereadoras: Maria Eugênia Alves Assis, do DEM de Paranaíba, que representa a região do Bolsão; Maria Nilza Gomes Vieira, do PDT de Dourados, região da Grande Dourados; Maria Emília Sulzer, do PMDB de Campo Grande; e Dulce Manosso, do PSDB de Ponta Porã.

O evento contará com a presença do diretor-presidente do Interlegis, Márcio Sampaio, da diretora do Cefor (Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento), Yara Dipieri, do presidente da ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo), Florian Augusto Coutinho Madruga, que também representa o Senado Federal, além de membros de outros órgãos do Legislativo Federal.

Excelência

A expectativa da Escola do Legislativo é reunir os parlamentares em discussões que os qualifiquem ao processo eleitoral deste ano. E mais que isso. “Capacitar os agentes políticos é uma preocupação constante do presidente Jerson [Domingos] e da Mesa Diretora”, diz Marlene. “Com parlamentares qualificados, elevamos o nível do atendimento prestado à população, que deve ser de excelência”, reitera.

De acordo com a diretora, a receptividade por parte dos parlamentares aumenta a cada ano. “Vemos com satisfação e alegria que a participação aumenta a cada edição do seminário, a ponto de termos 80% dos vereadores do Estado participando das palestras”, diz. O convite é feito por mala direta e também por telefone. “Fazemos questão de conversar com os representantes de cada Câmara Municipal e reforçar a importância da participação”, conta.

Os que participarem do seminário este ano terão ainda uma “surpresa especial” no dia 28. “Ainda estamos vendo certinho, mas é algo que tornará o evento ainda mais saudável e alegre, que todos vão gostar”, explica Marlene.

Para os próximos anos, está sendo analisada a sugestão dos vereadores de realizar eventos regionais, para levar a capacitação mais próximo dos parlamentares do interior. “Alguns argumentam que fica complicado se ausentar por dois dias, estamos analisando como poderemos auxiliar nesse sentido”, diz.

A Escola do Legislativo, criada em 2004, atua diretamente na capacitação dos servidores da Casa de Leis, através de cursos presenciais (idiomas, informática, acompanhamento pedagógico), oficinas, (oratória, desenvolvimento e gerenciamento de equipes, ética profissional e cidadania) e capacitações a distância (cursos realizados em parceria com o ILB e a Interlegis, programas do Senado Federal que oferecem os treinamentos).



Assomasul

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 23 de Setembro de 2017
Sexta, 22 de Setembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)