Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

25/03/2008 16:24

IV Seminário de Vereadores de MS será aberto na quinta

Será aberto na próxima quinta-feira, às 8h30, o IV Seminário de Vereadores de Mato Grosso do Sul, que acontece na Assembléia Legislativa.

Durante dois dias, vereadores de todo o Estado participarão de palestras e painéis sobre o processo eleitoral. A iniciativa, da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, visa a integração dos legislativos municipal e estadual e a capacitação dos agentes políticos.

“É uma oportunidade para que os vereadores adquiram mais conhecimentos sobre o processo eleitoral, os procedimentos a serem seguidos por eles, bem como se inteirar da legislação vigente”, afirma a diretora da Escola do Legislativo, Marlene Figueira da Silva, que também é diretora-geral de Recursos Humanos e Serviços da Assembléia.

Segundo ela, a parceria com o TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) foi fundamental para a realização do evento. Entre os palestrantes estão os juízes Wilson Pedro dos Anjos e Hardy Waldschimidt. “As mudanças na legislação também serão abordadas”, explica Marlene.

A participação das mulheres na política será debatida no painel “A força feminina no universo político – possibilidades e dificuldades”, um dos diferenciais da IV edição do seminário. O grupo de trabalho, que será coordenado pela deputada Dione Hashioka (PSDB), contará com a participação de quatro vereadoras: Maria Eugênia Alves Assis, do DEM de Paranaíba, que representa a região do Bolsão; Maria Nilza Gomes Vieira, do PDT de Dourados, região da Grande Dourados; Maria Emília Sulzer, do PMDB de Campo Grande; e Dulce Manosso, do PSDB de Ponta Porã.

O evento contará com a presença do diretor-presidente do Interlegis, Márcio Sampaio, da diretora do Cefor (Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento), Yara Dipieri, do presidente da ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo), Florian Augusto Coutinho Madruga, que também representa o Senado Federal, além de membros de outros órgãos do Legislativo Federal.

Excelência

A expectativa da Escola do Legislativo é reunir os parlamentares em discussões que os qualifiquem ao processo eleitoral deste ano. E mais que isso. “Capacitar os agentes políticos é uma preocupação constante do presidente Jerson [Domingos] e da Mesa Diretora”, diz Marlene. “Com parlamentares qualificados, elevamos o nível do atendimento prestado à população, que deve ser de excelência”, reitera.

De acordo com a diretora, a receptividade por parte dos parlamentares aumenta a cada ano. “Vemos com satisfação e alegria que a participação aumenta a cada edição do seminário, a ponto de termos 80% dos vereadores do Estado participando das palestras”, diz. O convite é feito por mala direta e também por telefone. “Fazemos questão de conversar com os representantes de cada Câmara Municipal e reforçar a importância da participação”, conta.

Os que participarem do seminário este ano terão ainda uma “surpresa especial” no dia 28. “Ainda estamos vendo certinho, mas é algo que tornará o evento ainda mais saudável e alegre, que todos vão gostar”, explica Marlene.

Para os próximos anos, está sendo analisada a sugestão dos vereadores de realizar eventos regionais, para levar a capacitação mais próximo dos parlamentares do interior. “Alguns argumentam que fica complicado se ausentar por dois dias, estamos analisando como poderemos auxiliar nesse sentido”, diz.

A Escola do Legislativo, criada em 2004, atua diretamente na capacitação dos servidores da Casa de Leis, através de cursos presenciais (idiomas, informática, acompanhamento pedagógico), oficinas, (oratória, desenvolvimento e gerenciamento de equipes, ética profissional e cidadania) e capacitações a distância (cursos realizados em parceria com o ILB e a Interlegis, programas do Senado Federal que oferecem os treinamentos).



Assomasul

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)