Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Itu acende maior árvore de Natal do mundo em shopping

18 de novembro de 2009 - 06:21

Enfeite de 84 metros de altura pode ser visto de diversos pontos da cidade e inova ao usar tecnologia para economia de energia



Itu, conhecida como a “Cidade dos Exageros”, tem novamente em 2009 a Maior Árvore de Natal do Mundo construída em Shopping Center. O enfeite gigante, que foi inaugurado no sábado, tem 84 metros de altura (o equivalente a um prédio de 28 andares) e este ano traz uma novidade: mais iluminação com maior economia de energia. Isso se deve ao uso da tecnologia LED, que garante iluminação diferenciada com uma economia de até 80% em relação às lâmpadas convencionais, evitando assim o desperdício de energia.



Quatro mil metros de hastes iluminadas com 72 mil LEDs, hastes com sequencial para proporcionar efeito de pisca e 30 lâmpadas estroboscópicas colocadas sobre a estrela em sua parte superior permitem que a Árvore seja visualizada de diversos pontos da cidade e estradas da região. A grandeza do enfeite é um presente do shopping aos 400 anos de Itu, que serão completados em fevereiro de 2010.



Outra novidade deste ano é que os internautas puderam acompanhar o processo de montagem da Árvore de Natal e o diário de bordo do caminho percorrido pelo Papai Noel antes de chegar ao Plaza Shopping pelo Twitter, no perfil do Shopping (twitter.com/PlazaShopping).



A partir de hoje, a árvore gigante de Itu será ligada diariamente a partir das 20h até o dia 06 de janeiro, no Plaza Shopping Itu, localizado na Avenida Dr. Ermelindo Maffei nº 1.199, Jardim Paraíso.



A Maior Árvore de Natal do Mundo em números:

- 84 metros de altura

- O tubo principal que sustenta o enfeite tem 1,5 metro de diâmetro, 80 metros de altura e 12 metros de raiz;

- 350 toneladas de aço e concreto armado que sustentam dezenas de cabos de aço, hastes e lâmpadas;

- A estrela localizada na ponta da árvore mede 4 metros e é formada por 120 metros de mangueira luminosa vermelha;

- Na construção da árvore foram utilizados 15 mil metros de arame galvanizado;

- Quatro mil metros de hastes iluminadas com LED (60 hastes com 70 metros cada)

- 72 mil LEDs

- 30 lâmpadas estroboscópicas



ITU 400 anos

A Maior Árvore de Natal do Mundo construída em Shopping Center confirma o título de Itu como a Cidade dos Exageros. O apelido é herdado do comediante Francisco Flaviano de Almeida e seu personagem Simplício, do programa “Praça da Alegria” de Manoel da Nóbrega, na extinta Rede Tupi. Simplício era um caipira do interior que sempre contava "causos" sobre sua terra, "onde tudo era grande”. Hoje a fama rende muito para a cidade, que dispõe de atrativos para manter o título. O orelhão gigante é um deles, cedido pelo ex-ministro das Comunicações, Higino Corsetti, e instalado na Praça da Matriz.



Outros atrativos também compõem o cenário da procurada cidade do interior paulista. O Centro Histórico com um patrimônio material de 400 anos, que serão completados em 2010, é composto por diversas igrejas no estilo barroco e rococó e casarões dos séculos XVIII e XIX.





Informações para a imprensa

Attuale Comunicação

SIGA-NOS NO Google News