Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Itarumã: Iniicia enchimento do lago da Usina Salto Rio Verdinho

28 de janeiro de 2010 - 16:11

Divulgação
Divulgação

No dia 23 de janeiro aconteceu o fechamento do desvio do rio Verde, que marca o início da formação do lago da Usina Salto do Rio Verdinho. A operação começou às 7h30 com a retirada das comportas do desvio do rio para limpeza, abertura da vazão sanitária, descida das comportas e verificação do fechamento por mergulhadores. A vedação total do túnel que desviou o rio para a construção da barragem aconteceu às 13h.

A hidrelétrica fica entre Caçu e Itarumã, a 20 km do Distrito de Itaguaçu, município de São Simão. O processo
de formação do lago, que vai ter 44,13 quilômetros quadrados de área, leva de 25 a 45 dias.

Durante o enchimento é deixada uma vazão sanitária de 10% do volume de água normal, isso significa que 22 mil litros por segundo continuam a passar pelo rio Verde a fim de garantir a sobrevivência dos peixes que vivem no local. Uma das equipes mobilizadas para esta fase do empreendimento é a empresa Limiar, de Belo Horizonte, responsável por salvar peixes que fica-e por último o trabalho de resgate de peixes
rem presos ou ilhados durante a formação do lago.

Um alerta é sobre os animais que podem subir com a chegada da água. Biólogos e auxiliares vão resgatar as espécies ilhadas, mas quem passar pela região precisa ficar atento. O trabalho de resgate de fauna acontece desde maio quando teve início o desmatamento da área. A ação conta com o CT - Centro de Triagem que possui sete recintos destinados a abrigar e fazer o tratamento médico veterinário de diferentes espécies de animais.

Segundo a médica veterinária da Neotropica, Lorena Ribeiro Martins, a equipe de fauna vai estar equipada com sete barcos, cinco deles vão ter um biólogo e um barqueiro que navegam pelo lago observando a presença de animais em áreas que ainda não foram inundadas. No total a equipe é formada por seis biólogos, uma médica veterinária, dois estagiários de biologia, seis ajudantes e sete barqueiros. Assim que avistados, os animais são capturados e é realizada a biometria do bicho. Logo depois acontece a soltura em áreas preservadas da região.

Outro cuidado é com restos de madeiras que podem flutuar com a subida da água, por isso deve-se evitar nadar e usar embarcações nas proximidades da Usina entre os meses de janeiro a março. Uma equipe de 18 trabalhadores entre eles barqueiros, operadores de motosserras, retroescavadeiras e caminhões da empresa Neotropica vai recolher os materiais flutuantes, mesmo assim é arriscado frequentar o lugar até que o reservatório esteja formado.

Por Francine Herpich

SIGA-NOS NO Google News