Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Itamaraty terá de de explicar telegramas a embaixadas sobre 'golpe'

180 Graus - 25 de março de 2016 - 10:20

A Comissão de Relações exteriores do Senado vai votar um pedido de convocação do Ministro Mauro Vieira, do Itamaraty, para dar explicações acerca do envio de telegramas às embaixadas, no dia 18, com informações de alertas sobre um 'golpe' contra o governo Dilma Rousseff.

Numa das mensagens, o diplomata Milton Rondó Filho pediu às representações no exterior que indicassem um funcionário para dialogar com movimentos sociais nos países em que atuam. Uma hora e meia depois de uma segunda circular, o secretário-geral da pasta, Sérgio Danese, enviou novo telegrama desautorizando o subordinado.

Rondó Filho afirmou ao superior que teve intenção de apenas de dar conhecimento a movimentos sociais no exterior de avaliações de ONGs brasileiras sobre a situação política no país. O texto que causou polêmica, anexado em um dos telegramas, foi produzido pela Associação de Organizações Não-Governamentais (Abong), e denunciava um "processo reacionário que está em curso no país contra o Estado Democrático de Direito".

O ministério descarta uma sindicância contra Rondó Filho.

SIGA-NOS NO Google News