Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Itamaraty não reconhece comunicado hondurenho

Wellton Máximo , Agência Brasil - 27 de setembro de 2009 - 15:08

Brasília - O Ministério das Relações Exteriores não reconhece o comunicado no qual o governo golpista de Honduras dá um prazo de dez dias para que o Brasil defina o status do presidente deposto Manuel Zelaya, abrigado na Embaixada do Brasil. O Itamaraty informou que não dará qualquer resposta ao presidente interino Roberto Micheletti.

De acordo com a assessoria de imprensa do ministério, o Brasil não tem a obrigação de se manifestar em relação ao comunicado porque não reconhece o governo de Micheletti como legítimo. O Itamaraty reafirmou ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou Zelaya a permanecer na embaixada brasileira em Tegucigalpa o tempo necessário para restabelecer a ordem.

No comunicado, o Ministério de Assuntos Exteriores hondurenho, prometeu adotar "medidas adicionais" caso o Brasil não defina a condição de Zelaya na embaixada, mas não mencionou que ações seriam essas.

Deposto por um golpe em 21 de junho, Zelaya foi expulso do país pelo comando militar. Depois de três meses fora de Honduras, ele retornou na na última segunda-feira (21) sem o conhecimento do governo golpista e pediu abrigo na Embaixada do Brasil. Desde então, o prédio está cercado por militares que proíbem até o acesso de brasileiros.


SIGA-NOS NO Google News