Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/11/2009 06:49

Itaipu para totalmente pela 1ª vez na história

Portal Terra

O apagão ocorrido nesta terça-feira em diversas regiões do País não foi um problema de geração de energia, mas sim de transmissão, de acordo com o presidente da usina de Itaipu, Jorge Samek. Segundo ele, em entrevista à Globonews, esta é a primeira vez na história que Itaipu para totalmente de funcionar.

Pelo menos dez Estados foram afetados: Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o problema ocorreu na hidrelétrica de Itaipu devido a uma falha das linhas abastecidas por Furnas. Sem energia, a usina foi desligada.

"Com absoluta certeza foi um vento forte que causou esse acidente", disse Samek, desta vez à rádio Jovem Pan. "Problemas climáticos são comuns. Ocorre que Itaipu tem uma representação muito grande (na geração de energia para o País). Essa é a única linha que não pode cair, mas problemas climáticos causaram essa avaria", afirmou Samek.

Segundo o presidente de Itaipu, 90% das termelétricas do País estão desligadas, já que os reservatórios das usinas hidrelétricas estão cheios. Mas algumas dessas usinas foram acionadas na noite desta terça-feira, devido ao problema com Itaipu.

Lobão negou que o apagão dessa noite tenha relação com o de 2001. "O sistema não é frágil, é o mais seguro do mundo. No apagão de 2001 não havia sistema interligado e havia ausência de linhas de transmissão. Hoje não, 98% das linhas são interligadas".

Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional de Itaipu fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)