Cassilândia, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

11/11/2009 12:03

Itaipu: causa do apagão permanece indefinida

Lúcia Nórcio , Agência Brasil

Curitiba - A causa do blecaute ocorrido em vários estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste na noite de ontem (10), permanece indefinida. Segundo informações da Hidrelétrica de Itaipu divulgadas no final da manhã, a hipótese mais provável é que tenha ocorrido algum acidente que afetou um ou mais pontos do sistema de transmissão, inclusive o de Furnas, responsável por levar a energia de Itaipu para o sul e sudeste.

Às 6h d e hoje (11), Itaipu voltou a operar normalmente, com 18 unidades (duas estão em manutenção, como ocorre normalmente), depois de ter a produção paralisada por uma pane no sistema elétrico interligado brasileiro, que afetou inclusive a geração para o Paraguai.

De acordo com a empresa, nenhuma das máquinas desligou – elas ficaram operando no vazio, aguardando o restabelecimento do sistema. Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio.

A pane ocorreu exatamente às 22h14 de ontem (10). Por efeito dominó, também o sistema paraguaio teve o fornecimento de energia interrompido, sendo restabelecido em 15 minutos.

Segundo a nota de Itaipu, logo a seguir, uma pequena carga começou a ser mandada para a Companhia Paranaense de Energia (Copel). A partir daí, as unidades foram progressivamente entrando no sistema elétrico brasileiro, até a geração ser normalizada.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek e o diretor técnico executivo, Antonio Otélo Cardoso, participam, em Brasília, de uma reunião com autoridades do setor elétrico para analisar o problema.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)