Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Irmãs siamesas serão operadas em hospital de São Paulo

Jacqueline Lopes / Campo Grande News - 13 de outubro de 2005 - 14:57

Cláudio Severo/Correio do Estado
Cláudio Severo/Correio do Estado

Está marcada para dia 12 de janeiro no Hospital das Clínicas, em São Paulo (SP) a cirurgia para separar as irmãs siamesas Jenifer e Stefani, 2 meses, de Água Clara, a 189 quilômetros de Campo Grande. Elas nasceram unidas pelo abdômen com fígado e rim em comum. O parto aconteceu na capital paulista e foi custeado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). “Os médicos vão esperar amadurecer os órgãos para poder operar. Vão dividir o rim e o fígado”, detalha a mãe, Elma Vírgina da Silva Prado, 22.

O pré-natal foi feito no município. No sétimo mês de gestação a mãe descobriu que as crianças eram siamesas. “Pra mim não tem problema. Eu cuido, elas dormem comigo. Tenho medo da cirurgia porque tem sempre risco. Já fiz promessas pra dar tudo certo”, diz a mãe. As crianças estão sendo amamentadas no peito e também recebem o complemento com leite em pó. Estão com bom peso, conforme a mãe, 4 quilos cada uma.

O pai, serralheiro Flávio Oliveira Santos, 22, sustenta a família com orçamento mensal de R$ 300,00. A comunidade do município tenta angariar recursos para a hospedagem do casal em São Paulo. Dia 11 a família deve deixar o Estado. A Prefeitura de Água Clara já teria garantido as passagens de avião. “A última vez que foram, para o nascimento das crianças, passaram necessidade”, diz a voluntária Ivanir Dias de Souza, conselheira tutelar.

Caso haja interesse em auxiliar a família, depósitos podem ser feitos na conta na agência Bradesco 1176-2, conta 501826-9, em nome do Conselho Tutelar.

SIGA-NOS NO Google News