Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/10/2014 17:12

Ipems é o único a acertar diferença entre Reinaldo e Delcídio no 2º turno

Campo Grande News

Com 23 anos de experiência no mercado, o Ipems (Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul) foi o único a cravar, com fidelidade numérica, o resultado do segundo turno na disputa para governador do Estado.

No sábado, 24 horas antes de sair o resultado das urnas, a pesquisa, divulgada no Campo Grande News, já havia desenhado o cenário do término da eleição, com Reinaldo Azambuja (PSDB) com 10,60 pontos percentuais à frente de Delcídio Amaral (PT). No levantamento , o tucano tinha 55,30 % dos votos e o petista 44,70%.

Ontem, após a totalização pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), o resultado foi diferença de 10,68 pontos percentuais. Reinado foi eleito com 55,34% dos votos válidos, enquanto Decídio teve 44,66%, praticamente os mesmos números apresentados pela pesquisa no dia anterior.

“Os outros [institutos] acertaram dentro da margem de erro. Mas nenhum cravou como o Ipems o resultado final dessa eleição. A diferença foi na casa centesimal. O instituto foi muito feliz nessa amostra. Amostra é buscar na população alguma coisa que represente o todo. Buscou o seu Joaquim, o seu Antônio, a dona Maria, mas representou a vontade inteira”, afirma o estatístico do Ipems, Ivan Ferreira Domingues.

Diretor do instituto, o economista Lauredi Borges Sandim afirma que o Ipems manteve em 2014 a tradição de acertar os resultados das urnas. “Há quatro anos, tambéms acertamos 100% dos resultados”, lembra.

Segundo ele, ao menos três aspectos têm grande peso para que um levantamento consiga retratar a vontade que o eleitor vai manifestar nas urnas. “Primeiro, o período da realização da pesquisa é muito importante”. O último levantamento de intenções de voto para o segundo turno foi realizado de 21 a 25 de outubro, portanto, conseguiu captar a opinião do eleitorado após o último debate na eleição, que, sabidamente, pode ter forte influência na decisão do eleitor.

Outro fator é o plano amostral. Ou seja, foram escolhidos 33 municípios que, com base em mesorregião e microrregiões, representaram o resultado das 79 cidade de Mato Grosso do Sul. “O segredo da pesquisa é o plano amostral”, afirma.

No terceiro aspecto, entra em cena um software de tecnologia francesa, que faz a ponderação ente os resultados. “Busca na amostra uma proporção parecida com a população. Se tiver mais homens do que mulheres, tem que respeitar essa proporcionalidade”, explica o estatístico do Ipems, Ivan Domingues.

Pesquisas – A Vale Consultoria divulgou Reinaldo com 57,53% e Delcídio com 42,47%. Portanto diferença de 15,06 pontos percentuais. O instituto Datamax apontou Reinaldo com 54,64% e Delcídio com 45,36%. A diferença foi de 9,28 pontos percentuais.

O Ipespe mostrava Delcídio à frente, com 53% e Reinaldo com 47%. O Ibope apontou empate técnico, mas Delcídio numericamente à frente. O petista tinha 51% e Reinado 49%. Todos os cenários levaram em consideração os votos válidos.

Confira o comparativo entre os institutos:

Ipems é o único a acertar diferença entre Reinaldo e Delcídio no 2º turno
Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)