Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/05/2009 15:51

Ipea: Produção industrial mensal recua 14%

Assessoria de Comunicação Social

A previsão do Ipea para o resultado da produção industrial mensal de abril de 2009 em relação ao mesmo mês do ano anterior é de – 14%. “Na comparação com março de 2009, prevemos avanço de 1,8% na produção com ajuste sazonal”, informa Leonardo Carvalho, coordenador dos dados do Indicador Ipea de Produção Industrial Mensal, lançado hoje.



Dentre os indicadores setoriais, o destaque nega­tivo ficou por conta da produção de autoveículos que, após acumular queda de 16,8% no primeiro trimes­tre de 2009 ante o mesmo período do ano anterior, voltou a apresentar retração superior a dois dígitos em abril, recuando 15,8%. “Este resultado deve ser entendido mais como uma acomodação, uma vez que o primeiro trimestre registrou uma anteci­pação de vendas, devido às incertezas sobre a prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)”, esclarece Carvalho.



Por outro lado, o fluxo de veículos pesados nas rodovias registrou o terceiro mês consecutivo de crescimento na margem, avançando 0,9% em relação a março, mas, na comparação interanual, o mês de abril voltou a registrar recuo, com queda de 4,9%. Já o setor de papelão cres­ceu 1,8% em relação ao mês anterior, com retração de 4,9% na com­paração com abril de 2008. Por fim, o setor de energia registrou variação negativa na comparação intera­nual (–9,8%).



O primeiro trimestre de 2009 acumulou queda de 14,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os setores de bens de consumo duráveis, bens de capital e bens intermediários apresentaram, nesta ordem, os piores resultados. Na comparação livre de efeitos sazonais, todas as categorias avançaram frente a fevereiro, com exceção da produção de bens de ca­pital, que mais uma vez recuou e registrou contração de 6,3%. Um dos setores mais atingidos pela retração do nível de atividade - a produção de bens de capital - se encontra em um patamar 50% menor que o registrado em setembro de 2008, mês que antecedeu o agravamento da crise financeira internacional.



Veja no site do Ipea (WWW.ipea.gov.br) o documento na íntegra.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)