Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ipea: Produção industrial mensal recua 14%

Assessoria de Comunicação Social - 27 de maio de 2009 - 15:51

A previsão do Ipea para o resultado da produção industrial mensal de abril de 2009 em relação ao mesmo mês do ano anterior é de – 14%. “Na comparação com março de 2009, prevemos avanço de 1,8% na produção com ajuste sazonal”, informa Leonardo Carvalho, coordenador dos dados do Indicador Ipea de Produção Industrial Mensal, lançado hoje.



Dentre os indicadores setoriais, o destaque nega­tivo ficou por conta da produção de autoveículos que, após acumular queda de 16,8% no primeiro trimes­tre de 2009 ante o mesmo período do ano anterior, voltou a apresentar retração superior a dois dígitos em abril, recuando 15,8%. “Este resultado deve ser entendido mais como uma acomodação, uma vez que o primeiro trimestre registrou uma anteci­pação de vendas, devido às incertezas sobre a prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)”, esclarece Carvalho.



Por outro lado, o fluxo de veículos pesados nas rodovias registrou o terceiro mês consecutivo de crescimento na margem, avançando 0,9% em relação a março, mas, na comparação interanual, o mês de abril voltou a registrar recuo, com queda de 4,9%. Já o setor de papelão cres­ceu 1,8% em relação ao mês anterior, com retração de 4,9% na com­paração com abril de 2008. Por fim, o setor de energia registrou variação negativa na comparação intera­nual (–9,8%).



O primeiro trimestre de 2009 acumulou queda de 14,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os setores de bens de consumo duráveis, bens de capital e bens intermediários apresentaram, nesta ordem, os piores resultados. Na comparação livre de efeitos sazonais, todas as categorias avançaram frente a fevereiro, com exceção da produção de bens de ca­pital, que mais uma vez recuou e registrou contração de 6,3%. Um dos setores mais atingidos pela retração do nível de atividade - a produção de bens de capital - se encontra em um patamar 50% menor que o registrado em setembro de 2008, mês que antecedeu o agravamento da crise financeira internacional.



Veja no site do Ipea (WWW.ipea.gov.br) o documento na íntegra.

SIGA-NOS NO Google News