Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

27/05/2009 15:51

Ipea: Produção industrial mensal recua 14%

Assessoria de Comunicação Social

A previsão do Ipea para o resultado da produção industrial mensal de abril de 2009 em relação ao mesmo mês do ano anterior é de – 14%. “Na comparação com março de 2009, prevemos avanço de 1,8% na produção com ajuste sazonal”, informa Leonardo Carvalho, coordenador dos dados do Indicador Ipea de Produção Industrial Mensal, lançado hoje.



Dentre os indicadores setoriais, o destaque nega­tivo ficou por conta da produção de autoveículos que, após acumular queda de 16,8% no primeiro trimes­tre de 2009 ante o mesmo período do ano anterior, voltou a apresentar retração superior a dois dígitos em abril, recuando 15,8%. “Este resultado deve ser entendido mais como uma acomodação, uma vez que o primeiro trimestre registrou uma anteci­pação de vendas, devido às incertezas sobre a prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)”, esclarece Carvalho.



Por outro lado, o fluxo de veículos pesados nas rodovias registrou o terceiro mês consecutivo de crescimento na margem, avançando 0,9% em relação a março, mas, na comparação interanual, o mês de abril voltou a registrar recuo, com queda de 4,9%. Já o setor de papelão cres­ceu 1,8% em relação ao mês anterior, com retração de 4,9% na com­paração com abril de 2008. Por fim, o setor de energia registrou variação negativa na comparação intera­nual (–9,8%).



O primeiro trimestre de 2009 acumulou queda de 14,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os setores de bens de consumo duráveis, bens de capital e bens intermediários apresentaram, nesta ordem, os piores resultados. Na comparação livre de efeitos sazonais, todas as categorias avançaram frente a fevereiro, com exceção da produção de bens de ca­pital, que mais uma vez recuou e registrou contração de 6,3%. Um dos setores mais atingidos pela retração do nível de atividade - a produção de bens de capital - se encontra em um patamar 50% menor que o registrado em setembro de 2008, mês que antecedeu o agravamento da crise financeira internacional.



Veja no site do Ipea (WWW.ipea.gov.br) o documento na íntegra.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Sexta, 25 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)