Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ipea: menos de 70% das crianças conclui a 8ª série

Irene Lôbo - 02 de junho de 2005 - 07:09

Embora quase todas as crianças de sete a 14 anos estejam matriculadas, menos de 70% delas consegue concluir a 8ª série do ensino fundamental. De acordo com o Radar Social, divulgado hoje (1º) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), há cerca de 14,6 milhões de analfabetos no Brasil, o que corresponde a 11,6% da população.

Os elevados índices de analfabetismo, a baixa escolaridade média da população, o acesso restrito aos níveis de ensino não-obrigatórios e a baixa qualidade do ensino básica são, segundo a pesquisa, os principais problemas da educação brasileira.

Os indicadores educacionais da pesquisa indicam que as regiões Sul e Sudeste apresentam os melhores resultados educacionais e a região Nordete, a pior situação. As áreas urbanas também contam com melhores indicadores educacionais, pois os moradores das cidades têm, em média, três anos a mais de estudos que os do campo. Os negros também aparecem com dois anos a menos de estudo em relação aos brancos e com taxa de analfabetismo 2,3 vezes maior.

SIGA-NOS NO Google News