Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/08/2005 14:12

IPCA tem a menor inflação acumulada dos últimos 5 anos

Cristiane Ribeiro / ABr

O reajuste das tarifas do telefone fixo e dos preços dos combustíveis foi o grande responsável pela inflação de julho medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A taxa, que é usada pelo governo para fixar as metas inflacionárias, ficou em 0,25%, depois de uma deflação de 0,02% em junho. Os números foram divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com o resultado de julho, a inflação acumulada no ano é de 3,42%, o menor percentual dos últimos cinco anos para este período. Nos 12 meses encerrados em julho, o índice foi de 6,57%, também abaixo da taxa de 7,27% registrada nos 12 meses imediatamente anteriores. Em julho de 2004, o índice foi de 0,91%.

A gerente de Preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos, disse no entanto que a maioria dos 400 preços pesquisados mostrou estabilidade e algumas quedas significativas, indicando que o movimento é "claramente de desaceleração de preços".

"O telefone fixo é tradicionalmente reajustado em julho. Já os combustíveis aumentaram devido à tentativa de recuperação de preços por parte dos produtores da cana-de-açúcar, que, por sua vez, pressionou o álcool e, conseqüentemente, a gasolina. Mas, o aumento não foi generalizado, atingindo apenas Curitiba, São Paulo, Goiânia, Porto Alegre e Fortaleza", acrescentou.

Eulina explicou que em julho houve queda de preços de itens importantes como alimentos (-0,77%), ônibus urbanos (-0,22%), gás de cozinha (-0,35%) e energia elétrica (-0,37%), que normalmente é reajustada neste mês. "A Eletropaulo, por exemplo, mandou carta aos clientes informando que reduziria a tarifa em 2,47% por conta de ganhos com a eficiência e a produtividade. Entre os alimentos, a deflação se deve à entrada da safra de diversos produtos". Neste grupo, as carnes ficaram 1,85% mais baratas e representaram o principal impacto negativo no mês.

O IPCA é pesquisado nas regiões metropolitanas de Curitiba, São Paulo, Porto Alegre, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belém, Salvador, Recife e Belo Horizonte, além de Brasília e Goiânia. Apenas o Rio de Janeiro registrou deflação de 0,07%. A maior taxa, de 0,91%, foi registrada em Goiânia.

Para a inflação de agosto, Eulina acredita que não haverá fortes pressões. "Apenas um resíduo da telefonia fixa", disse.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)