Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

IPCA tem a menor inflação acumulada dos últimos 5 anos

Cristiane Ribeiro / ABr - 09 de agosto de 2005 - 14:12

O reajuste das tarifas do telefone fixo e dos preços dos combustíveis foi o grande responsável pela inflação de julho medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A taxa, que é usada pelo governo para fixar as metas inflacionárias, ficou em 0,25%, depois de uma deflação de 0,02% em junho. Os números foram divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com o resultado de julho, a inflação acumulada no ano é de 3,42%, o menor percentual dos últimos cinco anos para este período. Nos 12 meses encerrados em julho, o índice foi de 6,57%, também abaixo da taxa de 7,27% registrada nos 12 meses imediatamente anteriores. Em julho de 2004, o índice foi de 0,91%.

A gerente de Preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos, disse no entanto que a maioria dos 400 preços pesquisados mostrou estabilidade e algumas quedas significativas, indicando que o movimento é "claramente de desaceleração de preços".

"O telefone fixo é tradicionalmente reajustado em julho. Já os combustíveis aumentaram devido à tentativa de recuperação de preços por parte dos produtores da cana-de-açúcar, que, por sua vez, pressionou o álcool e, conseqüentemente, a gasolina. Mas, o aumento não foi generalizado, atingindo apenas Curitiba, São Paulo, Goiânia, Porto Alegre e Fortaleza", acrescentou.

Eulina explicou que em julho houve queda de preços de itens importantes como alimentos (-0,77%), ônibus urbanos (-0,22%), gás de cozinha (-0,35%) e energia elétrica (-0,37%), que normalmente é reajustada neste mês. "A Eletropaulo, por exemplo, mandou carta aos clientes informando que reduziria a tarifa em 2,47% por conta de ganhos com a eficiência e a produtividade. Entre os alimentos, a deflação se deve à entrada da safra de diversos produtos". Neste grupo, as carnes ficaram 1,85% mais baratas e representaram o principal impacto negativo no mês.

O IPCA é pesquisado nas regiões metropolitanas de Curitiba, São Paulo, Porto Alegre, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belém, Salvador, Recife e Belo Horizonte, além de Brasília e Goiânia. Apenas o Rio de Janeiro registrou deflação de 0,07%. A maior taxa, de 0,91%, foi registrada em Goiânia.

Para a inflação de agosto, Eulina acredita que não haverá fortes pressões. "Apenas um resíduo da telefonia fixa", disse.

SIGA-NOS NO Google News