Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Esportes

Mundo Fitness: investir em vida saudável no ambiente de trabalho gera lucros

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 25 de julho de 2022 - 11:00

Mundo Fitness: investir em vida saudável no ambiente de trabalho gera lucros

Espaço de convivência, salas climatizadas com direito a vídeo game e até mesa de sinuca no meio do corredor. A descrição parece ser a de um hotel, mas, trata-se de uma crescente forma de se pensar uma empresa. Modernas companhias têm aderido a essa tendência e conquistando melhores resultados na qualidade de produção e nos quesitos financeiros. Elas entendem que corpo são e mente sã também são essenciais no ambiente laboral.

Fato é que, ao perceber que um funcionário feliz e saudável naturalmente produz mais, as empresas passaram a investir mais em seu material humano, não só em ambientes de descompressão e de sociabilização, como também em ações com influência no aspecto físico do trabalhador. Tudo em nome da conexão direta existente entre equilíbrio físico e saúde mental com a produtividade do trabalhador.

Empresas sem espaço físico disponível para esse fim têm buscado alternativas como convênios com academias, para estimular seus trabalhadores à prática de atividade física. Há as que realizam anualmente a semana da saúde, com profissionais para dar orientações médicas e nutricionais, e até as que realizam avaliações físicas semestrais com seus colaboradores, para incentivá-los a uma vida ativa.

Para trazer qualidade de vida ao trabalhador, há ainda outras estratégias possíveis. Uma metodologia que tem sido usada com frequência em atendimento às normas de segurança e saúde ocupacional é a contratação de educadores físicos e de fisioterapeutas. Esses profissionais são capacitados para introduzir programas de sociabilização e prevenção de doenças ocupacionais como LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORTs (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), muito recorrentes no ambiente laboral.

Para esse trabalho, não se exige espaço diferente nem grandes investimentos. Pode ser realizado com a utilização de equipamentos desenvolvidos para a reeducação e reabilitação, tais como bolas terapêuticas e borrachas, e dado no posto de trabalho, muitas vezes usando a própria cadeira e mesa do trabalhador como acessório para auxiliar nessas atividades.

Esse tipo de cuidado por parte do empresário traz inúmeros benefícios. Há aumento de potencial produtivo dos trabalhadores, além da redução e prevenção de dores, desconfortos, distúrbios e lesões, responsáveis por grande parte dos afastamentos médicos que resultam em queda da produção e até em processos trabalhistas. Trata-se de um excelente investimento, eficaz para gerar maior produtividade e maior retorno financeiro. Um funcionário saudável reflete na energia e no caixa da companhia.

Alex Azevedo - Alex Azevedo é educador físico e personal trainer, focado em qualidade e controle do movimento e consciência corporal. É o preparador físico do piloto Felipe Massa na temporada 2017 da Fórmula 1.

SIGA-NOS NO Google News