Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Inverno chegou e nariz é o que mais sofre com tempo seco

Midiamax - 04 de julho de 2016 - 06:15

O inverno chegou no último dia 20 de junho, e com ele o clima seco, que agrava doenças respiratórias causa o ressecamento dos olhos, boca e até o sangramento do nariz. E não existe truque, a ingestão de muito líquido é a solução para manter o corpo hidratado.

Em uma volta pelo comércio central de Campo Grande é possível ver muita gente sem garrafinha de água na mão, mesmo próximo ao horário de almoço, emque o clima fica mais quente.

A cozinheira Ana Maria Prima sofre de sangramento no nariz sempre que a umidade relativa do ar cai e com a chegada do inverno, o descongestionante nasal já vai para a bolsa. "Muita água e muito sorine, porque toda vez que o clima está seco meu nariz é o que mais sofre", disse.

Segundo o oncologista Drauzio Varella, a epistaxe ou sangramento nasal acontece em 60% das pessoas, e é mais comum nas crianças com menos de 10 anos e em adultos com mais de 35. Entre as diversas causas está o ressecamento da mucosa causado pelo clima excessivamente seco, pelo inverno rigoroso, por exposição prolongada ao ar condicionado ou por infecções virais e bacterianas.

A hora de dormir também é complicado nesta época do ano. A dona de casa Alda Sanches é uma das pessoas que sofrem no horário noturno e revela uma alternativa para quem não tem umidificador em casa. "É bacia e toalha molhada. Encho a bacia e coloco do lado da cama e a tolha molhada na minha cabeceira é outra vida", explicou.

Com umidade do ar beirando 25%, o fim de semana será com céu claro e névoa seca, segundo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Apesar de inverno, este domingo (03), os termômetros sobem e podem bater 33ºC, principalmente no Pantanal, onde as temperaturas são mais elevadas. (Supervisão Jéssica Benitez)

SIGA-NOS NO Google News