Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Intoxicação: Anvisa cria serviço 0800

Valtemir Rodrigues/ABr - 15 de março de 2006 - 11:14

A população poderá agora receber, por telefone, orientações relacionadas à intoxicação por remédios, alimentos ou produtos químicos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou o Disque-Intoxição.

Por meio dele, é possível saber quais os procedimentos corretos a serem seguidos em casos de intoxicação e ainda fazer denúncias relacionadas a esse assunto. O serviço já está em operação e funciona pelo número 0800 722 6001, 24 horas por dia, de segunda a domingo, gratuitamente.

O coordenador da Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica, Jorge Sayde, diz que a ação pode até salvar vidas. "Nós estamos tentando fazer com que a população não só seja socorrida a tempo, como os profissionais de saúde possam receber orientações para tratar, por exemplo, intoxicação por agrotóxicos ou medicamentos", explica Sayde.

A partir das ligações, a Anvisa pretende descobrir e buscar soluções para produtos com problemas na composição, instruções, embalagem ou tampa. Os esclarecimentos ao telefone serão feitos por profissionais de saúde de 36 Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Ciats) espalhados por todo país.

As unidades funcionam em hospitais universitários, secretarias estaduais e municipais de saúde e em fundações. Para divulgar os serviço, a Anvisa vai colocar o número do Disque-Intoxicação em rótulos e bulas dos produtos regulados por ela.

Além disso, serão distribuídos avisos indicativos em hospitais, laboratórios e clínicas. Mais informações sobre a iniciativa podem ser conseguidas na página eletrônica da Anvisa no endereço www.anvisa.gov.br.

SIGA-NOS NO Google News