Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/04/2008 12:49

Internet: Capacitação de professor é fundamental

Amanda Cieglinski /ABr

Brasília - De nada adianatará o esforço do governo de levar a 37 milhões de alunos o acesso à internet banda larga se os professores não forem capacitados para fazer bom uso desse equipamento. A afirmação do ministro da Educação, Fernando Haddad, ao lançar na última semana o programa Banda Larga nas Escolas, tem o apoio de educadores. O programa vai levar a conexão rápida de acesso à internet a 56 mil escolas públicas até 2010.

“Só tem sentido [a iniciativa] se vier associada a uma política de formação de professores. Mas o próprio MEC acena com a possibilidade de garantir a formação daqueles que ainda não dominam a ferramenta”, acredita a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Justina Iva de Araújo.

Para este ano, a previsão do MEC é capacitar 100 mil professores da rede. A Secretaria de Educação a Distância oferece dois cursos: um introdutório de 40 horas para profissionais que tiveram nenhum ou pouco contato com computadores, e outro voltado para as tecnologias na educação, com duração de 140 horas.

Em 2001, a professora Nilza Gomes, do Laboratório de Novas Tecnologias (Lantec) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pesquisou nas escolas do estado a utilização dos equipamentos de informática.

Ela constatou que muitos diretores recebiam os computadores do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo ) e deixavam nas caixas porque “não sabiam o que fazer com aquilo”. “Em primeiro lugar precisa haver a formação do professor. Só a tecnologia, os equipamentos e recursos não resolvem”.

Para ela, é preciso que os professores sejam apresentados às possibilidades que a internet oferece. “Quando a gente vai na escola e planeja com o professor um projeto de trabalho ele percebe que é possível se organizar e fazer atividades com seus alunos”.

A professora Ana Cláudia Domingues, do Centro Educacional 1 do Guará, cidade-satélite de Brasília, espera por essa capacitação. A escola em que ela leciona deve receber em breve a banda larga.

“Nós precisamos também dominar a parte da informática, quando a gente conhece facilita o nosso planejamento. Como professores não podemos ser “analfabytes”, a gente precisa ter esse conhecimento para estreitar cada vez mais os laços entre a tecnologia e o nosso dia-a-dia na sala de aula”, afirma.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)