Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Internacional (RS) ganha título inédito no Japão

Site Oficial do Internacional - 05 de agosto de 2009 - 18:38

Foi mais uma jornada vitoriosa do Inter no Japão. O título da Copa Suruga Bank junta-se agora à galeria de conquistas do time colorado no Oriente. A primeira foi a Copa Kirin, em 1984, quando venceu a Seleção da Irlanda por 2 a 1 na final disputada em Tóquio. Em 2006, conquistou o Mundial Fifa ao bater o Barcelona por 1 a 0 na decisão realizada em Yokohama.

A Copa Suruga Bank foi o sexto título internacional conquistado em quatro temporadas: venceu a Libertadores e o Mundial, em 2006, a Recopa, em 2007, a Dubai Cup e a Copa Sul-Americana, em 2008, e a Suruga Bank neste dia 5 de agosto de 2009. O Inter segue sendo o único time brasileiro a erguer taças no Exterior desde 2006. Em resumo, é um título de extremo valor para o clube colorado.

O jogo

O Inter começou a partida assutando o Oita Trinita. Logo aos 45seg, após cobrança de falta, a bola foi alçada para a área por Kléber. Alecsandro desviou com o pé e acertou o ângulo, mas a arbitragem anulou equivocadamente a jogada por impedimento. Aos 6min, o zagueiro japonês Emoto recuou a bola com perigo e quase que o goleiro não conseguiu defender. Taison estava no seu encalço na grande área.

Aos 14min, o Oita Trinita conseguiu sua primeira conclusão. Takahashi pegou a sobra da zaga colorada e chutou ao lado do gol. O jogo era bem disputado no meio-campo. A partir da segunda metade da etapa incicial, o Inter passou a criar boas chances de gol. Aos 25min, Taison avançou em alta velocidade com a bola dominada pelo meio e tocou para Alecsandro no lado direito de ataque. O centroavante colorado chutou com perigo ao lado do gol japonês.

Aos 28min, Kléber cruzou com qualidade da esquerda e Alecsandro cabeceou em direção ao chão na área. A bola quicou no solo e passou perigosamente sobre o gol do Oita Trinita. Outra boa chegada colorada. Um minuto depois, Andrezinho carregou a bola até a linha de fundo e cruzou para a área. O zagueiro japonês desviou de cabeça e evitou a conclusão de Taison.

Só dava Inter na partida. Aos 33min, após lançamento de Andrezinho, Taison apareceu de surpresa na área do Oita, se antecipou à zaga, e desviou a bola em direção ao gol. Ela passou ao lado da trave esquerda. Quase o gol do Inter! Taison estava impossível. Aos 35min, o atacante fez jogada de efeito na ponta-esquerda, passou pelo marcador e chutou para a defesa do goleiro Nishikawa. O chute saiu fraco, facilitando a defesa do japonês.

O Oita Trinita apenas se defendia e arriscava chutes de fora da área quando chegava à frente. Aos 43min, Kanazaki chutou cruzado da direita e Michel Alves espalmou para escanteio. Foi o último lance de perigo do primeiro tempo.

O Inter voltou com a mesma formação para a etapa final. No Oita, Maeda entrou no lugar de Fernandinho. A 1min, Edmilson chutou de longe e Michel Alves defendeu no canto esquerdo.

Aos 4min, Andrezinho avançou pelo meio e fez lançamento preciso para Alecsandro no interior da área. O centroavante chutou no canto esquerdo do goleiro a abriu o placar para o Inter no Japão. 1 a 0.

Aos 7min, Bolaños entrou no lugar de Taison, que deixou o gramado sentindo dores musculares. Aos 9min, Edmilson chutou da entrada da área e Michel Alves fez grande defesa. Buscou a bola no cantinho.

O Inter ampliou aos 12min. Andrezinho chutou de muito longe e marcou um golaço. A bola acertou o travessão e entrou. 2 a 0.

O Oita Trinita diminuiu a vantagem colorada logo depois, aos 14min. Higashi recebeu no lado esquerdo da área, passou pela marcação e chutou no canto direito para descontar para o Oita Trinita. 2 a 1. O time japonês cresceu na partida. Aos 20min, Morishigue desviou de cabeça e a bola acertou o travessão. Um susto no time colorado.

O técnico Tite promoveu as entradas de Danilo e Marcelo Cordeiro nos lugares de Giuliano e Kléber. Aos 32min, Bolaños dividiu com o goleiro japonês e quase conseguiu a finalização. Aos 36min, Michel Alves fez grande defesa e evitou o gol de empate do Oita. Takahashi cabeceou à queima-roupa e o goleiro colorado defendeu no reflexo.

O Oita Trinita foi para o tudo ou nada na busca pelo empate e se abriu para o contra-aatque colorado. Aos 41min, Danilo avançou com a bola do meio-campo, invadiu a área, mas quando ia marcar, o goleiro se antecipou para ficar com a bola. Aos 42min, Ienaga chutou com perigo ao lado do gol colorado. Aos 42min, o volante Glaydson entrou no lugar de Alecsandro para reforçar o meio-campo.

O juiz sul-coreano sinalizou 5 minutos de acréscimo, um exagero. Aos 46min, o Oita Trinita teve uma falta muito perigosa ao seu favor, rente à linha da grande área do Inter. Edmilson chutou em cima da barreira, mas pegou o rebote. Em novo chute do volante brasileiro, o goleiro Michel Alves defendeu com segurança.

Os minutos finais foram de pressão do Oita Trinita, mas o Inter se fechou bem atrás e consegiu segurar a vitória. Ao final da decisão, os jogadores comemoraram intensamente o título da Copa Suruga Bank. Ergueram a bonita taça e deram a volta olímpica no Big Eye.

"Para ser campeão da Copa Suruga era preciso ser campeão da Copa Sul-Americana antes. É importnate lembrarmos disto. Foi uma boa vitória em um jogo entre campeões. Garantimos mais um título internacional. O Inter segue sendo o único time brasileiro que conquista títulos no Exterior desde 2006", avaliou o presidente Vitorio Piffero.

"Estamos muito felizes com a conquista, mas agora vamos voltar para o Brasil totalmente focados no Brasileirão. Temos um jogo importante contra o Sport pela frente", disse o zagueiro Índio.

"Foi muito importante ter marcado o gol nesta decisão. Viemos com o objetivo de conquistar o título e conseguimos cumpri-lo", comemorou Alecsandro.

"Mais um título colorado no Japão. Representamos muito bem o Brasil em mais uma oportunidade", afirmou o vice-presidente de futebol Fernando Carvalho.

"Os jogadores se superaram. Não é fácil a adaptação ao fuso horário. É um título que reforça muito a união do grupo", observou o técnico Tite.

Oita Trinita (1): Nishikawa; Morishige, Fujita e Uemoto (Tsubouchi); Higashi (Umeda), Takahashi (Miyazawa), Edmílson, Fernandinho (Maeda) e Kotegawa (Sumida); Kanazaki e Inoue (Ienaga). Técnico: Ranko Popovic.

Internacional (2): Michel Alves; Bolívar, Índio, Sorondo e Kléber (Marcelo Cordeiro); Sandro, Guiñazu, Giuliano (Danilo) e Andrezinho (Danny Morais); Taison (Bolaños) e Alecsandro (Glaydson). Técnico: Tite.

Gols: Alecsandro (I), aos 4min do segundo tempo, Andrezinho (I), aos 12min do segundo tempo, Higashi (O), aos 14min do segundo tempo.

Cartões amarelos: Guiñazu, Kléber, Bolaños (I); Uemoto, Tsubouchi (O).

Arbitragem: Choi Myung Yong, auxiliado por Choi Min Byoung e Yoon Soonyong (trio da Coreia do Sul).

Local: Kyushu Sekiyu Oil Dome, Oita, no Japão.

SIGA-NOS NO Google News