Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

07/03/2011 08:42

Interior de São Paulo busca preservar a tradição do carnaval à moda antiga

Elaine Patricia Cruz, Agência Brasil

São Paulo – O interior de São Paulo resgata a tradição dos carnavais com antigas marchinhas e participação popular. Sem a fama dos desfiles de carnaval de algumas regiões do país, o interior paulista busca preservar a tradição dos bonecos gigantes e dos cabeções – semelhante ao que ocorria na Europa, na época do Renascimento.

O presidente da Comissão Paulista de Folclore, Toninho Macedo, disse à Agência Brasil que o carnaval dos bonecos gigantes e dos cabeções é comum em 35 cidades do interior de São Paulo. Segundo ele, tudo é confeccionado pelos próprios foliões. “Esses bonecos não são criados, alimentados ou estimulados pelo Poder Público. É a comunidade que produz. É uma produção espontânea”, afirmou.

A tradição dos bonecos gigantes chegou ao Brasil pelos portugueses imigrantes, sendo que aparece tanto no carnaval, como nas festas religiosas do Divino Espírito Santo. “Os bonecos gigantes, como o nome diz, são grandes, acima de 3 metros de altura, e representam efetivamente os poderosos”, disse Macedo.

De acordo com ele, os bonecos são “carregados de tradição”. “Os cabeções, sobre corpos normais como os nossos, causam uma desproporção. Tal qual em Portugal e na Espanha, há uma simbologia de gigantes e anões, que caminham juntos pelas ruas no período de carnaval”, explicou o presidente da Comissão Paulista de Folclore.

Na Europa, esses bonecos apareciam durante a comemoração de Corpus Christi. “A simbologia é que, diante de Jesus, tanto os poderosos [os bonecos gigantes] quanto os pequenos [os cabeções] se curvam”, disse Macedo. Já, no Brasil, a simbologia mudou e o uso dos bonecões se adaptou às mais diferentes realidades regionais.

Edição: Lana Cristina

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)