Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Intenções de voto para Dilma caem, pesquisa CNT/Sensus

Roberta Lopes, Agência Brasil - 08 de setembro de 2009 - 16:36

Brasilia - O diretor da Sensus, Ricardo Guedes, fala sobre a 98ª Pesquisa CNT/ Sensus, com a avaliação do governo e desempenho pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Brasília - As intenções de voto para a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, tiveram queda, segundo pesquisa de intenções de voto divulgada hoje (8) pela CNT/Sensus. Na pesquisa espontânea, a ministra tem 4,8% das intenções de voto em setembro. Em maio esse percentual era de 5,4%.

O diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes, atribuiu essa queda ao episódio com a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira. “Isso é reflexo da pauta negativa [em relação à ministra] e à crise no Senado. A queda não é tão abrupta, é na casa de 4%, mas existe”, disse.

Em uma lista na qual a ministra aparece como candidata ao lado do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), Dilma tem 25% das intenções de voto enquanto Serra tem 49,9%. Em maio, data da última pesquisa, Dilma tinha 28,7% e Serra, 49,7%.

Em uma provável disputa ao lado do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, a ministra Dilma tem 35,8% das intenções de voto e Aécio, 26%. Em maio, as intenções eram de 39,4% para a ministra e 26% para o governador.

A pesquisa também tentou identificar o grau de conhecimento dos entrevistados a respeito da reunião que a ex-secretária da Receita afirma ter tido com a ministra. Dos entrevistados, 24% disseram que tem acompanhado o assunto, 17% ouviram falar e 58,6% disseram não estar acompanhando ou não responderam.

Aos que tinham conhecimento e aos que disseram já ter ouvido falar do episódio, a pesquisa pedia para apontar quem estava dizendo a verdade. De acordo com a pesquisa, 35,9% dos entrevistados disseram que Lina estava dizendo a verdade contra 23,6% que disseram que a ministra estava falando a verdade.

A pesquisa inclui, em um novo cenário eleitoral, o nome da senadora Marina Silva (PV-AC). Numa lista em que aparece o nome de Marina, de Serra, Dilma e Heloísa Helena, do P-Sol; Marina tem 4,8% das intenções de voto, Serra tem 39,5%; Dilma tem 19% e Heloísa Helena tem 9,7%.

Em outro cenário no qual o nome de Marina aparece junto com o de Dilma, Aécio e Heloísa Helena, a senadora do PV tem 8,1% das intenções de voto, Dilma tem 23,3%; Aécio tem 16,8% e Heloísa Helena, 13,5%.

Edição: Lílian Beraldo

SIGA-NOS NO Google News