Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Integração dos cartórios via internet até o final do ano

Yara Aquino - Agência Brasil - 28 de maio de 2005 - 13:12

Brasília - Todos os cartórios brasileiros devem estar interligados pela internet até dezembro. A afirmação é do presidente da Associação dos Notários Registradores do Brasil (Anoreg), Rogério Portugal Bacellar, em entrevista concedida esta semana ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional. Atualmente o sistema funciona em 11 estados. A integração dos cartórios segundo ele, vai permitir à população solicitar e receber documentos registrados em tabelionatos de outros estados com rapidez e de forma segura.

Rogério Portugal lembra que o serviço pela internet facilita a vida do dia-a-dia e poupa tempo. "As pessoas não vão precisar ficar na fila. Elas simplesmente fazem a solicitação através da internet e recebem o documento em casa ou no local de trabalho". A emissão do documento, acrescenta ele, "é segura por que é um sistema de certificação digital".

O presidente da Anoreg revela que até o fim do ano os cartórios estarão oferecendo também um serviço de assessoria jurídica por meio do prefixo 0800 e pela internet. A assessoria jurídica, conta ele, terá um profissional de Direito orientando sobre os documentos necessários para comprar imóveis e repassando informações referentes a registros de contrato, recebimento de dívidas em cartório de protestos e até sobre o encaminhamento de papéis para casamento. "Vai casar? A assessoria jurídica vai explicar quais são os documentos necessários, o que precisa e qual o regime de casamento", resume Portugal.

SIGA-NOS NO Google News