Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Instituto inicia avaliação de cursos de graduação

ACS - MEC - 14 de fevereiro de 2005 - 15:26

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) deu início hoje, dia 14, aos processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação oferecidos por instituições de ensino superior que integram o sistema federal. A instituição cujo curso conste na lista dos primeiros 800 a serem avaliados receberá comunicação do Inep e terá de cumprir um cronograma.

A ordem dos cursos a serem avaliados durante o ano segue dois critérios: data de protocolização no Sistema de Acompanhamento de Processos das Instituições de Ensino Superior (Sapiens/MEC) e data de colação de grau da primeira turma.

Depois de encerradas as avaliações dos dois primeiros grupos, será iniciada uma nova rodada, com mais 800 cursos, escolhidos segundo os mesmos critérios dos dois primeiros, e assim sucessivamente, até o fim do ano, quando deverão estar avaliados 4,4 mil cursos.

Segundo Iara Xavier, coordenadora-geral de avaliação da educação superior do Inep, a avaliação é fundamental para garantir a qualidade da formação acadêmica dos estudantes em todas as áreas do conhecimento. “Sem ela, a instituição não pode emitir diploma”, salientou.

Etapas – A avaliação é uma das etapas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo é o reconhecimento ou a renovação de reconhecimento dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições vinculadas ao sistema federal.

Uma da etapas do processo de reconhecimento ocorre pela internet, com o preenchimento de formulário eletrônico na página do Inep. São informações sobre qualidade dos professores, organização didático-pedagógica e instalações físicas, com ênfase na biblioteca. Em outra etapa, uma comissão de professores selecionados e capacitados pelo Inep visita as instituições, por três dias, para verificação in loco.

A lista com os primeiros 800 cursos, divididos em dois grupos, a serem avaliados até março, está disponível na página do Inep na internet. Ao todo serão 4,4 mil em 2005, divididos em 11 grupos. O cronograma com as etapas das avaliações dos dois primeiros grupos também já está disponível na página do Inep. Pela primeira vez, ele é divulgado com antecedência.

Repórter: Luiz Motta

SIGA-NOS NO Google News