Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

14/02/2005 15:26

Instituto inicia avaliação de cursos de graduação

ACS - MEC

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) deu início hoje, dia 14, aos processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação oferecidos por instituições de ensino superior que integram o sistema federal. A instituição cujo curso conste na lista dos primeiros 800 a serem avaliados receberá comunicação do Inep e terá de cumprir um cronograma.

A ordem dos cursos a serem avaliados durante o ano segue dois critérios: data de protocolização no Sistema de Acompanhamento de Processos das Instituições de Ensino Superior (Sapiens/MEC) e data de colação de grau da primeira turma.

Depois de encerradas as avaliações dos dois primeiros grupos, será iniciada uma nova rodada, com mais 800 cursos, escolhidos segundo os mesmos critérios dos dois primeiros, e assim sucessivamente, até o fim do ano, quando deverão estar avaliados 4,4 mil cursos.

Segundo Iara Xavier, coordenadora-geral de avaliação da educação superior do Inep, a avaliação é fundamental para garantir a qualidade da formação acadêmica dos estudantes em todas as áreas do conhecimento. “Sem ela, a instituição não pode emitir diploma”, salientou.

Etapas – A avaliação é uma das etapas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo é o reconhecimento ou a renovação de reconhecimento dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições vinculadas ao sistema federal.

Uma da etapas do processo de reconhecimento ocorre pela internet, com o preenchimento de formulário eletrônico na página do Inep. São informações sobre qualidade dos professores, organização didático-pedagógica e instalações físicas, com ênfase na biblioteca. Em outra etapa, uma comissão de professores selecionados e capacitados pelo Inep visita as instituições, por três dias, para verificação in loco.

A lista com os primeiros 800 cursos, divididos em dois grupos, a serem avaliados até março, está disponível na página do Inep na internet. Ao todo serão 4,4 mil em 2005, divididos em 11 grupos. O cronograma com as etapas das avaliações dos dois primeiros grupos também já está disponível na página do Inep. Pela primeira vez, ele é divulgado com antecedência.

Repórter: Luiz Motta

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)