Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Instituto do Câncer de São Paulo é o primeiro a fazer cirurgia sem corte pelo SUS

Bruno Bocchini, Agência Brasil - 29 de outubro de 2011 - 14:16

São Paulo – O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) começou a fazer radiocirurgias – operações sem corte – em pacientes que não têm condições clínicas de enfrentar uma cirurgia convencional. O tratamento é indicado para tumores em estágio inicial ou metástases localizadas no pulmão e na coluna vertebral, desde que isolados e com até 5 centímetros de diâmetro. O Icesp é a primeira instituição do país a fazer o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para fazer as cirurgias sem corte, o instituto adquiriu um equipamento de última geração que consegue concentrar, com exatidão, fortes doses de radiação somente sobre os tumores, sem afetar tecidos sadios. “A máquina tem alguns acessórios a mais do que o equipamento comum de radioterapia que possibilitam fazer uma aplicação com maior precisão”, explica o médico radioterapeuta do instituto, Rafael Gadia.

A precisão do equipamento torna possível a aplicação de cargas de radiação maiores nas sessões do tratamento. Enquanto na radioterapia comum o paciente, sem condições de ser operado, tem de passar por dezenas de sessões com doses pequenas, na radiocirurgia são necessárias, geralmente, até cinco apenas.

“Como o paciente é inoperável, o que era feito era a radioterapia convencional, em 30 ou 35 frações. Ou seja, davam-se pancadas pequenas todos os dias no tumor. Agora, com essa tecnologia, eu consigo fazer em três frações, com pancadas grandes de radiação”, destaca o médico.

O equipamento possibilita ainda que, mesmo havendo uma pequena movimentação do tumor durante a aplicação, provocada pela respiração, somente a área afetada pela doença seja tratada. O aparelho ajusta os disparos automaticamente. O procedimento dura, em média, cerca de uma hora. O paciente é liberado para voltar à rotina imediatamente.

Edição: Juliana Andrade

SIGA-NOS NO Google News