Cassilândia, Domingo, 10 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

29/10/2011 14:16

Instituto do Câncer de São Paulo é o primeiro a fazer cirurgia sem corte pelo SUS

Bruno Bocchini, Agência Brasil

São Paulo – O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) começou a fazer radiocirurgias – operações sem corte – em pacientes que não têm condições clínicas de enfrentar uma cirurgia convencional. O tratamento é indicado para tumores em estágio inicial ou metástases localizadas no pulmão e na coluna vertebral, desde que isolados e com até 5 centímetros de diâmetro. O Icesp é a primeira instituição do país a fazer o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para fazer as cirurgias sem corte, o instituto adquiriu um equipamento de última geração que consegue concentrar, com exatidão, fortes doses de radiação somente sobre os tumores, sem afetar tecidos sadios. “A máquina tem alguns acessórios a mais do que o equipamento comum de radioterapia que possibilitam fazer uma aplicação com maior precisão”, explica o médico radioterapeuta do instituto, Rafael Gadia.

A precisão do equipamento torna possível a aplicação de cargas de radiação maiores nas sessões do tratamento. Enquanto na radioterapia comum o paciente, sem condições de ser operado, tem de passar por dezenas de sessões com doses pequenas, na radiocirurgia são necessárias, geralmente, até cinco apenas.

“Como o paciente é inoperável, o que era feito era a radioterapia convencional, em 30 ou 35 frações. Ou seja, davam-se pancadas pequenas todos os dias no tumor. Agora, com essa tecnologia, eu consigo fazer em três frações, com pancadas grandes de radiação”, destaca o médico.

O equipamento possibilita ainda que, mesmo havendo uma pequena movimentação do tumor durante a aplicação, provocada pela respiração, somente a área afetada pela doença seja tratada. O aparelho ajusta os disparos automaticamente. O procedimento dura, em média, cerca de uma hora. O paciente é liberado para voltar à rotina imediatamente.

Edição: Juliana Andrade

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)