Cassilândia, Domingo, 23 de Setembro de 2018

Últimas Notícias

21/08/2018 08:20

Instituto confirma surtos de doença de Chagas em fase aguda no Pará

Agência Brasil

O Instituto Evandro Chagas confirmou dois surtos de Doença de Chagas em fase aguda, no município do Acará, no Pará. O primeiro deles foi encaminhado ao Instituto em julho; e o segundo foi descoberto agora em agosto.

Já foram confirmados 20 casos de infecção e pelo menos um óbito de paciente idoso. Os pesquisadores acreditam que nos dois surtos a doença foi transmitida para famílias por via oral, pela ingestão de açaí contaminado com fezes do parasita causador da Doença de Chagas.

Ana Yecê das Neves, chefe do Setor de Atendimento Médico Unificado do Instituto Evandro Chagas, lembra a importância do diagnóstico precoce e tratamento imediato: “Algumas pessoas passaram em algumas unidades de saúde e não puderam ter esse diagnóstico por falhas de suspeição. Ela é uma doença que a gente pode considerar como emergente entre nós. Fica realmente difícil para um profissional que ainda não foi capacitado, apesar de já terem ainda acontecido algumas capacitações, ainda é difícil a suspeição.”

A doença de Chagas é uma doença infecciosa, causada por um parasita e tem várias formas de transmissão. A transmissão oral é atualmente considerada a mais comum. A Vigilância Sanitária recomenda cuidado no consumo de alimentos preparados em condições precárias.

Os principais sintomas da Doença de Chagas são inchaço e febre prolongada. Também são comuns dores no corpo, na cabeça, falta de ar, inchaço ao redor dos olhos ou irritação da pele. A doença é crônica, mas existe tratamento na rede pública e ele pode evitar a evolução para insuficiência cardíaca.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 23 de Setembro de 2018
09:00
Santo do dia
Sábado, 22 de Setembro de 2018
10:00
Receita do dia
Sexta, 21 de Setembro de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)