Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Instituições têm até domingo para as inscrições no Enade

Shislaine Vieira/Campo Grande News - 16 de setembro de 2005 - 06:39

É até o próximo domingo o prazo para as inscrições das instituições de ensino superior públicas e privadas inscreverem os alunos de 13 áreas da graduação no Enade (Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes).
De acordo com o Ministério da Educação, as provas do Enade acontecem no dia 6 de novembro em 1.011 municípios, com a participação estimada de 486 mil alunos. Desses, 280 mil iniciaram o curso em 2005 e 206 mil estão concluindo. Para essa prova, serão considerados alunos do fim do primeiro ano da graduação aqueles que, até o dia 1º de agosto de 2005, tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do curso; e concluintes, aqueles que, até 1º de agosto, tiverem cumprido pelo menos 80%.
A avaliação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é feita através de uma amostragem para as provas, dentro do numero de todos os inscritos pelas instituições. Para receber o certificado de conclusão do curso, o selecionado na amostragem é obrigado a fazer as provas. Ao todo serão avaliados alunos de 8.163 cursos das áreas de arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia (oito grupos), filosofia, física, química, geografia, história, letras, matemática e pedagogia. As provas serão constituídas por 40 questões, sendo que dez avaliam a formação geral e serão comuns a todos os alunos e 30 serão específicas. A prova é discursiva e de múltipla escolha, abordando situações-problema e estudos de caso.
Calendário
As instituições de ensino superior devem cadastrar os estudantes junto ao Inep até 18 de setembro. Dia 9 de outubro, o Inep divulga a lista dos selecionados que farão as provas; e até 28 de outubro, divulga os locais das provas. Informações na página http://www.inep.gov.br/superior/enade/.

SIGA-NOS NO Google News